Qual a diferença entre cereal e grão?
Trazemos uma listinha pra você nunca mais confundir
Cereal é um tipo específico de planta — quando falamos de cereal, estamos nos referindo à planta toda. Já o grão é a semente que o cereal produz. Fácil assim.
Os cereais são um tipo de gramínea, uma família de plantas que reúne mais de 6 mil espécies em todo o planeta, como o trigo, a aveia e a cevada. Todos eles podem ser moídos e virar farinha, dando origem a outros alimentos, como o pão e a cerveja. “Os cereais são vegetais muito importantes para a alimentação, pois seus grãos são ricos em carboidratos e armazenam energia na forma de amido”, afirma a engenheira agrônoma Maria Regina Sartori, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (SP).
Agora que a gente já desfez a confusão entre os dois termos, vale a pena acabar com uma outra bagunça: plantas como feijão, ervilha e amendoim não podem ser chamadas de cereais — portanto, suas sementes não são grãos. A razão é bem simples: eles não fazem parte da família das gramíneas — são, na verdade, da família das leguminosas. Aí, a regra é até mais simples: as sementes do feijão, da ervilha e do amendoim chamam-se apenas… sementes.
Não confunda grão e cereal com semente
Grãos/Cereais
Aveia
Arroz
Milho
Cevada
Centeio
Trigo
Sementes
Feijão
Ervilha
Amendoim
Soja
Grão-de-bico
Lentilha