Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Qual a diferença entre cereal e grão?

Trazemos uma listinha pra você nunca mais confundir

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 30 jul 2018, 19h02 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Cereal é um tipo específico de planta — quando falamos de cereal, estamos nos referindo à planta toda. Já o grão é a semente que o cereal produz. Fácil assim.

Os cereais são um tipo de gramínea, uma família de plantas que reúne mais de 6 mil espécies em todo o planeta, como o trigo, a aveia e a cevada. Todos eles podem ser moídos e virar farinha, dando origem a outros alimentos, como o pão e a cerveja. “Os cereais são vegetais muito importantes para a alimentação, pois seus grãos são ricos em carboidratos e armazenam energia na forma de amido”, afirma a engenheira agrônoma Maria Regina Sartori, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas (SP).

Agora que a gente já desfez a confusão entre os dois termos, vale a pena acabar com uma outra bagunça: plantas como feijão, ervilha e amendoim não podem ser chamadas de cereais — portanto, suas sementes não são grãos. A razão é bem simples: eles não fazem parte da família das gramíneas — são, na verdade, da família das leguminosas. Aí, a regra é até mais simples: as sementes do feijão, da ervilha e do amendoim chamam-se apenas… sementes.

Não confunda grão e cereal com semente