Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês

Qual é a diferença entre asteróide, cometa e meteoro?

Por Débora Pivotto
Atualizado em 6 mar 2024, 09h40 - Publicado em 18 abr 2011, 18h34
asteróide

COMETA

É uma grande bola de gelo – formada pela junção de vários gases – que vaga pelo espaço. O cometa é uma espécie de “sobra” do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno. Este bloco gelado que você vê aqui é só uma minúscula parte de todo o cometa, é o seu núcleo sólido, que em geral tem uns 6 km de diâmetro

ASTERÓIDE

Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma “sobra” do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteróides tem cerca de 1 km de diâmetro – mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros!

METEORÓIDE

É um asteróide pequeno. Não há um limite exato, mas a partir de 1 km de diâmetro as pedras espaciais costumam ser chamadas de asteróides. A maior parte dos meteoróides equivale a grãos de areia. Mas esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias. Já meteoróides com uns 4 m de diâmetro deixam sinais mais evidentes

Rastro gigante Nuvem gasosa em volta do núcleo do cometa tem diâmetro 15 vezes maior que a Terra!

O núcleo sólido é uma parte insignificante do cometa. Ele é permanentemente envolvido por uma nuvem gasosa que chega a ter um diâmetro de 200 mil km, mais de 15 vezes o diâmetro da Terra! E isso sem contar a famosa cauda, um rastro de poeira e gases que surge quando o cometa se aproxima do Sol e pode atingir 100 milhões de km de extensão!

Terra à vista! Quando entram na nossa atmosfera, pedras espaciais ganham outros nomes