Qual é a origem da Estrela de Davi e o que ela representa?
A estrela já era conhecida na Índia por volta de 4000 a.C. – mas ninguém sabe precisar o local e a data de surgimento do símbolo.
Não se conhece nenhum registro que permita precisar o local e a data de surgimento do hexagrama – como os místicos chamam a estrela de seis pontas.
Sabe-se que ela já era conhecida na Índia por volta de 4000 a.C. Apesar de ser mais popular como símbolo do Judaísmo, ela nunca foi, portanto, de uso exclusivo dessa religião – e pode ser vista também na arte muçulmana e na decoração de muitas catedrais cristãs da Idade Média.
Simbologia
“O hexagrama sempre foi, para vários povos, um símbolo de proteção, representando a união do Céu com a Terra”, afirma o filósofo Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O nome Estrela de Davi vem do hebraico Magen Davi, literalmente “Escudo de Davi”. Segundo a tradição judaica, os soldados do rei Davi – um dos principais personagens do Antigo Testamento – traziam no escudo o hexagrama para atrair a proteção divina.
Já no século XVII, a Estrela de Davi foi consagrada símbolo oficial da comunidade judaica de Praga, na atual República Checa. Dois séculos mais tarde, passou também a representar o Judaísmo da mesma forma que a cruz simboliza o Cristianismo. Por isso, a estrela aparece não só em sinagogas e túmulos, como no centro da bandeira de Israel.
O símbolo marcou também um episódio trágico do século XX: o nazismo alemão, que obrigou os judeus a usar, no braço, uma faixa com uma Estrela de Davi amarela, para serem reconhecidos pelos soldados de Hitler.