Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual felino é o melhor caçador?

A maioria dos felinos são fortes e mortais, cada um da sua forma

Por Tiago Jokura
Atualizado em 22 fev 2024, 11h36 - Publicado em 3 mar 2009, 19h58

O leopardo é o que tem a tática de caça mais sofisticada, mas o guepardo é mais veloz, o leão ataca em grupo, o tigre abate presas maiores e a onçapintada tem a dentada mais violenta. Ou seja, as cinco principais espécies de felinos dividem democraticamente a vantagem nas principais características de caça. Todos eles são carnívoros e muitas vezes disputam as mesmas presas. “Mas essas semelhanças não são suficientes para comparar e avaliar se uma espécie de felino caça melhor que outra”, diz o biólogo Rogério de Paula, do Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais. “A sobrevivência da espécie ao longo do tempo, sim, é um forte indício de que o estilo de caça é eficiente”, completa Rogério. :o{

CLUBE DOS CINCO

Apesar de menores, leopardo e guepardo não fazem feio

O MAIS AGRESSIVO: ONÇA-PINTADA

Principais presas: Capivara, queixada, veado,anta, tatu, tartaruga, jacaré etc.

As pintas – ou rosetas – servem como camuflagem na hora da caçada. Os grossos dentes caninos não se quebram ao morder ossos ou cascos e os músculos da mandíbula tornam a mordida uma das mais poderosas O maior felino das Américas quase sempre ataca metendo os dentes caninos no crânio ou no pescoço das presas. Isso permite que a onça se alimente de animais literalmente casca-grossa, como tatus e tartarugas, e de “cabeças-duras”, como búfalos.

O MAIS “ESPERTO”: LEOPARDO

Continua após a publicidade

Principais presas: Antílopes de médio porte

A estrutura muscular reforçada, principalmente nas patas dianteiras, permite que o leopardo carregue presas com até o triplo de seu próprio peso para alturas superiores a 10 metros Por ser um felino de médio porte, o leopardo compensa a menor força na mandíbula com muita agilidade. Depois de sufocar a presa com uma mordida na garganta, ele a leva para o alto de árvores, evitando que outros predadores roubem o alimento.

O MAIS SOCIÁVEL: LEÃO

Principais presas: Zebra, gnu, entre outros mamíferos com casco

Os leões contam com a grande juba para parecer maiores do que realmente são e impor respeito a outros animais. As leoas têm grande força muscular para derrubar animais de grande porte O “rei da selva” vive em grupos de até 30 indivíduos, formados por poucos machos adultos, que protegem várias fêmeas e filhotes. Na hora da caça, rola um trabalho coletivo: as leoas se juntam, cercam a presa e a abatem. Os machos adultos não participam do ataque, mas são os primeiros a comer.

O MAIS COMILÃO: TIGRE

Continua após a publicidade

Principais presas: Veado, javali e até búfalo

Além do grande porte e da força nas patas – características comuns a leões e onças, que ajudam na hora de derrubar presas grandes -, os tigres têm as listras para ajudar na camuflagem O maior dos felinos, com até 3 metros de comprimento (sem contar o rabo de 1 metro) e 300 quilos de peso, pode abater búfalos de até 1 tonelada. Como aperitivo, chega a mandar até 40 quilos de comida para o bucho logo depois da caça só para matar a fome mais urgente.

O MAIS VELOZ: GUEPARDO

Principal presa: Gazela

Garras não retráteis ajudam na arrancada, o corpo esguio e a coluna vertebral mais flexível auxiliam na aerodinâmica e aumento da velocidade, e o rabo comprido dá estabilidade para manobras velozes Por não ter corpo e mordida tão fortes, o guepardo se garante na velocidade, superando os 110 km/h. Depois de percorrer 500 metros em velocidade máxima, porém, o bichano fica tão cansado que pode acabar virando presa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.