Se gêmeos se casarem com gêmeas, seus filhos serão idênticos?
Entenda como o processo de meiose das células reprodutoras garante a diversidade genética da nossa espécie
ILUSTRA Yasmin Ayumi
Não. Pense bem: se, para serem idênticos, bastasse que os casais geradores tivessem a mesma carga genética, você deveria ser idêntico ao seu irmão, já que a carga genética vem do mesmo pai e da mesma mãe.
O que impede que isso aconteça? Normalmente, cada célula humana tem 46 cromossomos – ou 23 pares. A exceção são nossos gametas reprodutivos: os espermatozoides (no homem) e os óvulos (na mulher). Eles são gerados por meiose, um processo que “separa” esses pares. E essa separação é completamente aleatória: cada espermatozoide e cada óvulo fica com um conjunto randômico de 23 cromossomos.
Na hora da fecundação, eles se fundem, aumentando ainda mais as chances de combinação genética – e gerando novamente uma célula de 46 cromossomos. Portanto, estatisticamente falando, é praticamente impossível que os gametas que geraram o filho do “casal de gêmeos 1″ sejam iguais aos gametas que geraram o filho do “casal de gêmeos 2″.
Além disso, mesmo que as crianças sejam parecidas (afinal, são primas), nossa aparência não é só definida pela genética, mas também pelo ambiente em que serão criadas. É o que a ciência chama de fenótipo.
COM QUE ROUPA EU VOU?
Para facilitar: imagine que a carga genética é um armário

1. João e Paulo são gêmeos. Eles têm o mesmo guarda-roupa, com oito peças cada um: quatro calças e quatro camisetas.

2. Fernanda e Roberta também são gêmeas e possuem closets idênticos, com quatro calças e quatro camisetas.

3. João se casa com Fernanda e eles têm um filho: João Fernando. E decidem, cada um, dar a ele metade de suas vestimentas.
+ Qual o recorde de gêmeos nascidos em uma única gestação?
+ Gêmeos têm a mesma impressão digital?

4. Paulo e Roberta também se unem e têm um filho: Paulo Roberto. O garoto também recebe metade das roupas dos pais.

5. Pronto! João Fernando e Paulo Roberto são filhos de gêmeos com gêmeas, mas cada um herdou um conjunto de roupas (carga genética) completamente diferente!

6. Os armários representam a célula e as roupas sua carga genética. O momento em que cada genitor(a) seleciona só quatro peças para doar ao filho equivale à meiose, que separa, aleatoriamente, as duplas de cromossomos. Só com quatro pares de vestes, já deu para criar dois “armários” diferentes entre si. Imagine com 23 pares de cromossomos e milhares de genes!
+ Teoria da Conspiração: Doppelgänger, a sua cópia maligna
+ Qual a diferença entre DNA, cromossomo e gene?
CONSULTORIA Jorge Haddad Filho, coordenador do Programa de Reprodução Assistida e integrante do Grupo de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
FONTES Livro The Human Body, vários autores
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
O mito confortável das múltiplas inteligências
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Infográfico: em qual mês nascem mais pessoas no Brasil?







