Se gêmeos se casarem com gêmeas, seus filhos serão idênticos?
Entenda como o processo de meiose das células reprodutoras garante a diversidade genética da nossa espécie
ILUSTRA Yasmin Ayumi
Não. Pense bem: se, para serem idênticos, bastasse que os casais geradores tivessem a mesma carga genética, você deveria ser idêntico ao seu irmão, já que a carga genética vem do mesmo pai e da mesma mãe.
O que impede que isso aconteça? Normalmente, cada célula humana tem 46 cromossomos – ou 23 pares. A exceção são nossos gametas reprodutivos: os espermatozoides (no homem) e os óvulos (na mulher). Eles são gerados por meiose, um processo que “separa” esses pares. E essa separação é completamente aleatória: cada espermatozoide e cada óvulo fica com um conjunto randômico de 23 cromossomos.
Na hora da fecundação, eles se fundem, aumentando ainda mais as chances de combinação genética – e gerando novamente uma célula de 46 cromossomos. Portanto, estatisticamente falando, é praticamente impossível que os gametas que geraram o filho do “casal de gêmeos 1″ sejam iguais aos gametas que geraram o filho do “casal de gêmeos 2″.
Além disso, mesmo que as crianças sejam parecidas (afinal, são primas), nossa aparência não é só definida pela genética, mas também pelo ambiente em que serão criadas. É o que a ciência chama de fenótipo.
COM QUE ROUPA EU VOU?
Para facilitar: imagine que a carga genética é um armário

1. João e Paulo são gêmeos. Eles têm o mesmo guarda-roupa, com oito peças cada um: quatro calças e quatro camisetas.

2. Fernanda e Roberta também são gêmeas e possuem closets idênticos, com quatro calças e quatro camisetas.

3. João se casa com Fernanda e eles têm um filho: João Fernando. E decidem, cada um, dar a ele metade de suas vestimentas.
+ Qual o recorde de gêmeos nascidos em uma única gestação?
+ Gêmeos têm a mesma impressão digital?

4. Paulo e Roberta também se unem e têm um filho: Paulo Roberto. O garoto também recebe metade das roupas dos pais.

5. Pronto! João Fernando e Paulo Roberto são filhos de gêmeos com gêmeas, mas cada um herdou um conjunto de roupas (carga genética) completamente diferente!

6. Os armários representam a célula e as roupas sua carga genética. O momento em que cada genitor(a) seleciona só quatro peças para doar ao filho equivale à meiose, que separa, aleatoriamente, as duplas de cromossomos. Só com quatro pares de vestes, já deu para criar dois “armários” diferentes entre si. Imagine com 23 pares de cromossomos e milhares de genes!
+ Teoria da Conspiração: Doppelgänger, a sua cópia maligna
+ Qual a diferença entre DNA, cromossomo e gene?
CONSULTORIA Jorge Haddad Filho, coordenador do Programa de Reprodução Assistida e integrante do Grupo de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
FONTES Livro The Human Body, vários autores
A Copa de 1958 não existiu: o falso documentário sobre o título do Brasil
Segunda superlua do ano ilumina o céu nesta semana; veja quando e entenda o fenômeno
Como um pedido de casamento em uma caverna levou à descoberta de fungos evoluindo em tempo real
Por que tantos millennials estão tendo câncer?
A maneira como você passa o café pode alterar o efeito da bebida no corpo







