4 alimentos que protegem a saúde — e ajudam a queimar gordura
Além de fortalecerem as defesas do seu corpo, estes grupos alimentares colaboram com a dieta
A DIETA DA CIÊNCIA
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4
Pimenta, gengibre e canela (os Termogênicos)
São os nutrientes calientes, que despertam gritinhos no corpo: aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo basal, levando a um maior gasto de energia. Eles são a capsaicina, das pimentas, o gingerol, do gengibre, e o aldeído cinâmico, da canela. Além da nossa velha conhecida cafeína, do café, e da catequina, do chá verde.
Castanha-do-pará (o Selênio)
Quem acumula gordura costuma sofrer de inflamação nos tecidos. E o selênio, da castanha-do-pará, funciona praticamente como um enviado da ONU em missão de paz, porque ajuda a reverter esses processos inflamatórios. Ele também turbina o sistema imunológico e ajuda a tireoide, glândula que manda e desmanda no metabolismo, a funcionar bem.
Espinafre, brócolis e batata (o Ácido Alfalipoico)
O ácido dessas verduras ajuda a diminuir a concentração de açúcar no sangue. Também dá uma força na regeneração de tecidos danificados, porque aumenta o fluxo sanguíneo nessas regiões e melhora a condução dos impulsos nervosos. Por isso é usado até no tratamento de lesões neurológicas e para mitigar os sintomas do Alzheimer.
Soja, frango, gema de ovos (a Colina)
Ela é fundamental para a formação da membrana celular e do tecido cerebral. Ajuda a derreter a gordura do fígado e a lembrar onde você colocou as chaves, porque preserva a memória.
Para saber mais
Prato Sujo
Marcia Kedouk, Superinteressante, 2013
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
Como funciona o jogo do bicho?
A internet da Amazon







