Clique e Assine por apenas 8,90/mês

4 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Integral, diet e pouco calórico? Alguns alimentos parecem estar entre as opções mais saudáveis, mas podem enganar os desavisados

Por Marcia Kedouk - Atualizado em 21 Maio 2018, 12h09 - Publicado em 12 dez 2012, 19h02

A DIETA DA CIÊNCIA
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

 

1. Pão integral

A farinha integral é quase tão calórica quanto a branca. O que muda são os nutrientes e a quantidade de fibras da primeira opção, que trazem saciedade e fazem você comer menos. Só que a maioria dos pães que a gente come não é 100% integral, e, sim, pão branco enriquecido com esse tipo de farinha.

bhofack2/iStock

2. Cereais

Eles são uma caixinha de surpresas. Vários têm em sua fórmula o xarope de milho com alto teor de frutose, também chamado açúcar de milho. Ele é composto de 55% de frutose, que dá trabalho extra para o fígado, e 45% de glicose, que pode sobrecarregar o pâncreas. Problemas em dobro.

artJazz/iStock

3. Sopas

As industrializadas têm bastante sódio e muitas contêm gordura vegetal hidrogenada (a trans), além de maltodextrina, composto de glicose que provoca uma enxurrada de insulina, hormônio que estoca energia nas células na forma de gordura. A melhor pedida para perder peso são os legumes sólidos, cuja digestão consome mais calorias.

Continua após a publicidade
sugar0607/iStock

4. Bebidas diet

Estudos mostram que o consumo frequente de refrigerante diet acaba com o programa pança zero: aumenta seis vezes mais a circunferência abdominal em comparação com quem não toma a bebida.

punsayaporn/iStock

Para saber mais

Prato Sujo
Marcia Kedouk, Superinteressante, 2013

Publicidade