GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

4 alimentos que protegem a saúde — e ajudam a queimar gordura

Além de fortalecerem as defesas do seu corpo, estes grupos alimentares colaboram com a dieta

A DIETA DA CIÊNCIA
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

 

Pimenta, gengibre e canela (os Termogênicos)

São os nutrientes calientes, que despertam gritinhos no corpo: aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo basal, levando a um maior gasto de energia. Eles são a capsaicina, das pimentas, o gingerol, do gengibre, e o aldeído cinâmico, da canela. Além da nossa velha conhecida cafeína, do café, e da catequina, do chá verde.

 (roberta sorge/iStock)

Castanha-do-pará (o Selênio)

Quem acumula gordura costuma sofrer de inflamação nos tecidos. E o selênio, da castanha-do-pará, funciona praticamente como um enviado da ONU em missão de paz, porque ajuda a reverter esses processos inflamatórios. Ele também turbina o sistema imunológico e ajuda a tireoide, glândula que manda e desmanda no metabolismo, a funcionar bem.

 (rodrigobark/iStock)

Espinafre, brócolis e batata (o Ácido Alfalipoico)

O ácido dessas verduras ajuda a diminuir a concentração de açúcar no sangue. Também dá uma força na regeneração de tecidos danificados, porque aumenta o fluxo sanguíneo nessas regiões e melhora a condução dos impulsos nervosos. Por isso é usado até no tratamento de lesões neurológicas e para mitigar os sintomas do Alzheimer.

 (nata_vkusidey/iStock)

Soja, frango, gema de ovos (a Colina)

Ela é fundamental para a formação da membrana celular e do tecido cerebral. Ajuda a derreter a gordura do fígado e a lembrar onde você colocou as chaves, porque preserva a memória.

 (empire331/iStock)

Para saber mais

Prato Sujo
Marcia Kedouk, Superinteressante, 2013