A beleza está no olhar

Se não fossem os olhos, todas as cores seriam apenas radiações sem importância soltas por aí.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 1 jun 1998, 22h00

Claudio Angelo

As cores não existem. O chamado espectro de cores, que é o intervalo de luz que nós conseguimos ver, é apenas uma fatia muito pequena das ondas eletromagnéticas. Se o sentido da visão funcionasse de outra maneira, as cores do arco-íris seriam apenas radiações viajando no espaço, de interesse apenas para os cientistas. Em compensação, você talvez pudesse enxergar raios X ou ondas de rádio. “A natureza das ondas é a mesma. O que faz a diferença são os receptores”, diz o físico Jaime Frejlich, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Uma onda eletromagnética nasce sempre que uma energia qualquer agita os átomos de um corpo. Os elétrons desses átomos dão saltos, liberando ondas luminosas. A onda será tão mais longa quanto menor for a energia que ela carrega. No espectro visível aos seres humanos, elas variam de acordo com o tamanho. A onda mais curta corresponde ao violeta e a mais longa, ao vermelho vivo.

Trocando as bolas

Os daltônicos têm cones defeituosos.

Se você vê o número 21 na imagem acima, você pode ser daltônico. Quem tem esse problema visual não consegue enxergar algumas cores ou as confunde. A causa é um defeito genético na estrutura molecular de um dos três tipos de cones. Mesmo que este seja o seu caso, não há nisso nada de grave.

“O daltônico corre o risco de fazer uma combinação esdrúxula de roupas, mas está perfeitamente apto para as atividades cotidianas”, esclarece o oftalmologista Samir Jacob Bechara, da USP. O daltonismo, ou cegueira cromática, é uma doença hereditária que afeta 5% dos homens e 0,25% das mulheres.

O tipo mais comum é a confusão entre verde e vermelho, provocada por um defeito em um dos cromossomos. O gene defeituoso é recessivo e transmitido pela mãe. No caso da mulher, ela só terá esse problema se o pai for daltônico e a mãe também tiver os genes causadores da deficiência.

Qual é a cor da capa?

O touro, como a maioria dos mamíferos, é daltônico. Ele só enxerga preto, branco e tons de cinza. Portanto, não faz diferença o vermelho da capa que o toureiro agita para ele. O que irrita o bicho é o movimento

Não é lenda. Cenoura faz bem para os olhos. Ela tem vitamina A, que ajuda o organismo a sintetizar a rodopsina, o pigmento dos bastonetes que permite que você enxergue à noite.

Tudo é sol

As sete cores do arco-íris são o resultado da decomposição da luz branca do sol. O que define a cor de um objeto é a luz que ele reflete. Assim, um corpo azul reflete apenas azul e absorve todas as outra cores

Ondas invisíveis

Conheça radiações além da visão humana.

RÁDIO

Os aparelhos de rádio funcionam com ondas enormes, com comprimento de até 100 metros.

TELEVISÃO

Para chegar ao seu aparelho de TV, as imagens viajam em ondas de cerca de 1 metro de comprimento.

MICROONDAS

Essas radiações aquecem os alimentos alterando o alinhamento das moléculas de água que existem neles.

INFRAVERMELHO

A radiação infravermelha é produzida por corpos muito quentes, como vulcões em erupção e o próprio Sol.

LUZ VISÍVEL

O espectro luminoso que você enxerga tem o comprimento de onda médio de 500 milionésimos de milímetro.

ULTRAVIOLETA (UV)

Visível para abelhas e aves, a luz ultravioleta emitida pelo Sol é capaz de penetrar na retina e queimar. No crepúsculo, a quantidade de raios diminui. Por isso, ver o pôr-do-sol é repousante.

RAIOS X

Os raios X, usados em radiografias, têm ainda mais energia que os UV. Eles penetram os músculos, mas não conseguem passar pelos ossos.