GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A nova malhação

Você vai queimar até o dobro de calorias; e recarregar seus gadgets com a energia do próprio corpo

Laura Folgueira

Nos anos 80, a moda era fazer cooper. Depois vieram o step, o spinning, o pilates e uma série de exercícios com nomes engraçados (cardiofunk, lambaeróbica) que prometiam tornar mais eficaz, e menos chato, o hábito de malhar. Nada disso adiantou: continuamos gordos e flácidos. No Brasil, 67% das mulheres (e, pode apostar, grande parte dos homens) se dizem insatisfeitas com o próprio corpo. Mas a nova geração de academias promete transformar tudo: elas estão lotadas de computadores, gadgets e aparelhos de ginástica revolucionários, roupas inteligentes que mudam de forma durante os exercícios e máquinas que queimam até 100% mais calorias que os exercícios tradicionais – enquanto alimentam um celular ou iPod com a energia gerada pelo corpo. Tudo para descarregar a sua bateria de gordura.


Ginástica eletrônica

Novas maneiras de mexer o seu traseiro gordo

MINIARENA ELETRÔNICA

Quem vai usar: Aquele seu amigo metido a lutador.
Instruções: Entre nesta gaiola de 3 m2 e acompanhe, com as mãos e os pés, as luzes que se acendem aleatoriamente em cada torre. Desenvolve os reflexos e a coordenacão motora.
chega em: 2009.


ESTEIRA VERTICAL


Quem vai usar:
Loucos para emagrecer.
Instruções: A miniparede vai rolando conforme você sobe, numa escalada infinita sem sair do lugar. Queima 770 calorias por hora, quase o dobro do que uma corrida.
chega em: 2009.


BIKE GERADORA


Quem vai usar:
Todo mundo.
Instruções: Pedale por uma hora e a bicicleta gera 75 W, o suficiente para carregar a bateria de um iPod ou laptop – e também reduzir a conta de luz da academia.
chega em: 2009.

CAMINHADA WORKAHOLIC

Quem vai usar: Os viciados em trabalho.
Instruções: Troque sua mesa pela Walkstation, esta esteira com computador e telefone que anda a 3 km/h. Você se exercita enquanto trabalha ou navega na web – e gasta 300 calorias por hora.
chega em: 2009.

MONITOR DE POSTURA

Quem vai usar:
Os tortinhos da academia.
Instruções: Coloque o sensor na orelha e ele gera um relatório analisando a sua postura durante os exercícios, apontando os movimentos errados e medindo o impacto sobre as articulações – é capaz de detectar problemas no joelho e no tornozelo antes mesmo que aconteçam.
Chega em: 2009.


SUTIÃ MÓVEL


Quem vai usar:
As mulheres mais dotadas.
Instruções: Coloque o sutiã e dê adeus ao pula-pula dos seios. Ele mede o movimento dos peitos e envia sinais elétricos às alças, feitas de um tecido que se contrai ou expande em frações de segundo, estabilizando os seios.
Chega em: 2010 ou mais (ainda é um protótipo).


LUVA RESFRIADORA

Quem vai usar: Os calorentos.
Instruções: Enfie sua mão neste aparelho e relaxe: ele usa jatos de água gelada e um sistema de vácuo para extrair o calor do seu corpo pelas veias. O processo leva apenas 3 minutos e, além de eliminar a sensação de calor, aumenta sua resistência muscular em até 25%.
Chega em: 2009.

VIGIA MUSCULAR

Quem vai usar:
Quem vive se machucando.
Instruções: Ligue o sensor, que usa um sistema de raios infravermelhos, a seus braços ou pernas. Ele mede a quantidade de oxigênio nos músculos, indica o nível ideal e também alerta quando o músculo está sobrecarregado, ajudando a prevenir eventuais contusões.
Chega em: 2009 ou 2010 (está em fase de testes).

PALMILHA INTELIGENTE

Quem vai usar:
Os podófilos.
Instruções: Mede a distribuição de pressão nos pés, a altura e o comprimento das passadas para dizer se você está pisando direito – os dados são transmitidos em tempo real ao seu telefone celular. Também monitora a temperatura dos pés e usa essa informação para detectar as microinflamações que precedem a formação de calos.
Chega em: 2009