Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Barras de cereal são boas pra quem pratica exercício

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

Está cheio de gente por aí que acredita que a barra de cereal é o lanche perfeito para fazer antes ou depois da academia: é fonte de energia, não engorda, tem fibras… Se esse é o seu caso, está na hora de rever seus conceitos alimentares. “Comer uma unidade minutos antes do treino não é o ideal para quem vai encarar uma atividade intensa, como uma hora de corrida, por exemplo”, diz o nutricionista César Grosso, da CNutre Nutrição Inteligente, de São Paulo. Como os principais componentes desses produtos são carboidratos simples, ou seja, de absorção rápida, a energia fornecida por eles é absorvida em poucos minutos. Melhor ficar com os carboidratos complexos (como os encontrados em pães e massas), que são absorvidos de forma mais lenta e regular, garantindo energia a curto e médio prazo.

Também se engana quem acredita que as barrinhas são indicadas para o pós-treino, quando o corpo precisa de uma alimentação que inclua essencialmente carboidratos, para repor o que foi consumido durante a malhação. Nas barras, a quantidade desse nutriente energético é muito pequena. “Depois de treinar, a barrinha de cereal serve apenas para dar uma segurada na fome, caso você demore mais do que meia hora para fazer uma refeição completa, que tenha carboidratos e proteínas”, explica César.

Talvez a confusão venha do fato de que as barras de cereal podem ser um bom complemento para a dieta. A sua verdadeira utilidade está em substituir os lanches entre as refeições. Nesse caso, elas são ótimas, porque amenizam a fome e ajudam você a chegar à mesa com apetite controlado. Mas cuidado: uma barra nos intervalos entre as principais refeições é mais do que suficiente. Elas têm calorias que não devem ser desprezadas – de 60 a 140, dependendo do tipo. “Algumas são tão calóricas quanto um chocolate”, diz César. Na hora de escolher, prefira as que têm mais carboidratos (média de 16 gramas), mais fibras (pelo menos 3 gramas), menos gorduras (não devem ultrapassar 4 gramas) e que sejam adoçadas com mel. O nutricionista sugere evitar as com açúcar invertido e xarope de glicose.

Consumir uma unidade antes do treino não funciona, pois sua energia é absorvida em pouco tempo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.