Beber água antes das refeições ajuda a emagrecer

Por
Atualizado em 8 mar 2024, 10h32 - Publicado em 1 set 2015, 16h30

Está precisando emagrecer? Um estudo publicado na revista científica Obesity sugere que beber dois copos de água antes da refeição pode te ajudar.

Ao longo de três meses, pesquisadores da University of Birmingham acompanharam 84 pessoas com obesidade, divididas em dois grupos.

O primeiro grupo bebeu 500 mililitros de água 30 minutos antes de cada uma das três refeições diárias. O segundo não bebeu nada – apenas foi orientado a imaginar que não estava com fome antes de sentar à mesa.

Todos os participantes passaram por uma consultoria de perda de peso, que os aconselhou a fazer exercícios físicos e melhorar a dieta. Ao fim do período, aqueles que beberam água perderam 1,3 quilos a mais, em média, que o grupo de controle.

Leia: qual é a chave para o emagrecimento

De acordo com os pesquisadores, beber água 30 minutos antes das refeições proporciona sensação de saciedade, o que ajuda as pessoas a tomarem decisões mais conscientes a respeito do que vão comer.

“Quando combinado com breves instruções de como melhorar suas atividades físicas e dieta, este método parece ajudar as pessoas a perder mais peso – em uma taxa moderada e saudável. É algo que não dá trabalho para ser integrado em nosso cotidiano atribulado“, disse Helen Parretti, da University of Birmingham.

Agora, a equipe deve continuar aprofundando a pesquisa sobre o método para verificar se os resultados positivos se confirmam a longo prazo e em pessoas com diferentes índices de massa corporal.

A água não vai acabar. Mas vai