PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Café e Cigarro: Um vício para curar outro

Pesquisadores brasileiros acreditam que os fumantes possam largar o vício com um tratamento à base de um alcalóide encontrado no café.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 30 jun 1989, 22h00

Em vez de despertar o desejo de acender um cigarro, o cafezinho pode, isto sim, diminuir ou até acabar com o tabagismo. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro observaram trinta ávidos consumidores de dois mações diários de cigarros, convidados a experimentar diferentes tipos de café. Os fumantes não tragaram mais de dez cigarros nos dias em que a bebida tinha alto teor de cafeína – “mera coincidência”, desconfia Darcy Lima, especialista em Farmacologia Clínica que dirigiu a pesquisa. Ele suspeita de outro alcalóide do café, descoberto por cientistas australianos há seis anos e cuja função era indefinida.

Esse alcalóide ocupa os receptores cerebrais onde a nicotina costuma se encaixar. O substituto, no caso, causaria a sensação de saciedade. Por isso, com o apoio da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os cientistas brasileiros estudam a receita de um xarope de café à base daquela substancia, que será testado no tratamento de fumantes inveterados. “É trocar um vício por outro”, reconhece Lima, “mas não há evidências de que o café faça mal se toma até seis xícaras por dia.” Lima, embora não fume, ultrapassa de longe quota de cafezinhos que prescreve.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.