Como controlar o amadurecimento de frutas?
Técnicas simples para acelerar e reduzir o tempo que algumas frutas levam para ficar no ponto
1. Escolha as frutas certas
Nem toda fruta amadurece fora do pé. Por isso, as dicas a seguir só funcionam com maçã, abacate, manga, pêra, banana, mamão e outras frutas chamadas climatéricas. Nelas, o gás etileno emitido pelas próprias frutas estimula seu amadurecimento.
2. Esquenta
Use um local mais quente que o ambiente para acelerar o amadurecimento. No forno, coloque as frutas, embrulhadas em papel alumínio, em uma assadeira. Deixe por 10 minutos entre 150 e 180 oC e só desembrulhe depois que esfriar.
3. Boa companhia
O truque clássico é embrulhar as frutas ainda não amadurecidas em jornal ou saco de papel. Isso aumenta a concentração de etileno exalado e acelera a maturação. Para agilizar o processo, inclua uma fruta madura no pacote: as melhores “acompanhantes” são tomate, banana e maçã.
4. Esfria
Para retardar a maturação, o melhor aliado é a geladeira, que freia a ação química do etileno. No caso da banana, que não fica bem conservada na geladeira, vale selar a haste do cacho com filme plástico.
Fontes: Giovana Guerra, nutricionista da Hortigil Hortifruti S/A e Leonardo Miyao, engenheiro agrônomo e diretor comercial da rede Hortifruti.