Clique e assine a partir de 8,90/mês

Como solucionar o soluço

Inesperado e barulhento, ele chega causando constrangimento. Descubra os truques para driblar de vez o teimoso hic hic

Por Lucas Nobile - Atualizado em 7 abr 2017, 18h58 - Publicado em 12 out 2009, 22h00

Conheça o inimigo

Tudo começa no diafragma, músculo que fica na base dos pulmões e se contrai para nos ajudar a inspirar e expirar. Se pegamos pesado na comida ou em bebidas gasosas, muito quentes ou geladas, o diafragma sai do ritmo e tem espasmos. Com as contrações abruptas, o ar sobe como um jato dos pulmões para a boca e bate na glote, a tampa da laringe. As cordas vocais reverberam, e o hic hic começa. Siga as nossas dicas para evitar essa sinfonia.

 

Sattu/Superinteressante

 

Tome um susto

Chame aquele amigo criativo e diga para ele surpreendê-lo (se tiver medo do que ele vai aprontar, troque a dica por assistir a um filme de terror). O susto pode causar uma parada breve e repentina na respiração, o que interrompe os espasmos e faz o diafragma voltar ao normal.

Continua após a publicidade

 

Sattu/Superinteressante

Descole um saco de papel

Se o ataque começar, respire dentro de um saquinho. Lá dentro o ar estará cheio do gás carbônico que você expirar. Quando a concentração desse gás aumenta no sangue, o nervo que controla os movimentos do diafragma, chamado frênico, se acalma.

 

Sattu/Superinteressante

Encha a cara de água

Pode testar, aquele conselho que as vovós dão funciona de verdade. Vire um copão de água de uma só vez e prenda a respiração em seguida. O tal nervo frênico se tranquiliza e reduz o ritmo do diafragma. Seu corpo deve parar de sacolejar em pouco tempo.

Continua após a publicidade

 

Sattu/Superinteressante

Deite-se e relaxe

Este truque pode causar mais constrangimento que o próprio soluço se você estiver na firma ou na balada, mas é útil aos mais desesperados. Deite-se confortavelmente, eleve as coxas e mantenha-as flexionadas com força sobre a barriga. Isso vai ajudar o diafragma a relaxar, o que pode acabar com a série de soluços.

 

Sattu/Superinteressante

Faça um pit stop no banheiro

Quando comemos demais, o estômago incha e irrita o nervo frênico. O mesmo acontece quando exageramos na cervejinha, uma bebida gasosa. O jeito é dar aquela passadinha no reservado. Ir ao banheiro esvazia o estômago e tira a pressão do diafragma.

Continua após a publicidade

 

Fontes: Ricardo C. Barbuti, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e Rubens Tadeu Bonomo, chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos.

 

Publicidade