GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Mulher resiste mais à dor do que homem?

Balela. É justamente o contrário: meninos aguentam mais.

André Bernardo

O homem é mais resistente. “Em estudos, mulheres apresentaram menor tolerância à dor”, diz o dentista Roger Fillingim, da Universidade da Flórida. Um experimento do psicólogo Ed Keogh, da Universidade de Bath, no Reino Unido, concluiu que elas sentem dor por mais tempo, com mais frequência e maior intensidade. O mito começou provavelmente porque os homens são mais chorões. “Por uma questão cultural, as mulheres reclamam menos e sofrem caladas”, explica a anestesiologista Fabíola Minson, da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor.

Clube do Bolinha – Dores prevalecentes nos homens

Gota – 8 homens para 1 mulher
Afeta 2% da população mundial. É provocada pelo ácido úrico que, em excesso no sangue, forma cristais que se acumulam nas articulações e desencadeiam as crises de dor.

Cefaleia em salvas – 9 homens para 1 mulher
A mais intensa dor de cabeça. Geralmente, ocorre de um lado só da cabeça. Durante as crises, a pessoa bate a cabeça na parede para aliviar a dor.

Clube da Luluzinha – Dores prevalecentes nas mulheres

Enxaqueca – 3 mulheres para 1 homem
De cada 5 brasileiros, um sofre de enxaqueca. A enxaqueca atinge os dois lados da cabeça, costuma ser latejante e vem acompanhada por náusea, vômito e sensibilidade à luz.

Fibromialgia – 9 mulheres para 1 homem
Síndrome que se manifesta com dor por todo o corpo. Na maioria dos casos, a dor persiste por mais de 3 meses. Assim como a enxaqueca, sua origem está na oscilação hormonal.

Ilustração Danilo Oliveira Fontes Daniel Ciampi, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo; Ed Keogh, psicólogo da Universidade de Bath, Reino Unido; Fabíola Minson, anestesiologista da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor; Roger Fillingim, dentista da Universidade da Flórida.