O homem-árvore
Ele trabalhava como motorista em Bangladesh. Mas teve a vida transformada por uma doença de pele aterrorizante.
AS 24 DOENÇAS MAIS RARAS (E ESTRANHAS) DO MUNDO
NÚMERO 13 | TODAS AS OUTRAS
Doença: Epidermodisplasia verruciforme gravíssima
Portadores: 4 (0,00000005% da população)
O motorista Abul Bajandar, de 26 anos, largou o trabalho como motorista em Bangladesh e agora precisa de cuidados da esposa e da mãe; tudo por causa de uma doença de pele aterrorizante.
As mãos e os pés de Abul apresentam verrugas grandes e grossas, que crescem até adquirir a forma de ramos de árvore. É como se os membros dele fossem substituídos por galhos (que pesam mais de 5 quilos).
A doença surgiu nove anos atrás e evoluiu de forma agressiva. Em fevereiro, Abul passou por uma cirurgia de remoção dos “galhos”, e os resultados foram promissores: ele voltou a mexer as mãos. Mas, para voltar a uma vida normal, vai precisar de pelo menos mais 15 cirurgias – sem a menor garantia de cura, pois os galhos podem voltar a crescer.
A doença também pode se manifestar no rosto, e é causada por uma reação grave ao vírus HPV (sexualmente transmissível). A operação de Abul foi paga pelo governo de Bangladesh. “Me deu esperança. Não quero voltar para a minha vila sem limpar minhas mãos e meus pés”, disse ao jornal inglês Daily Mirror.
PRÓXIMA DOENÇA: Xeroderma pigmentoso