GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que acontece com a orelha dos lutadores de jiu-jitsu?

Existem protetores acolchoados especiais, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda

De tão deformada, ela fica parecendo uma couve-flor. Isso ocorre devido aos atritos e esmagamentos sofridos continuamente durante treinos e lutas, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário, quando esse agarra o lutador pelo quimono. “Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha, e a capa de pele que a protege, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração”, afirma Gilberto Formigone, otorrinolaringologista-chefe do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Existem protetores acolchoados especiais para evitá-la, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação. Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana.

Veja também

Se isso não for feito imediatamente, só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original. Mas o problema não é apenas estético.“Além de dolorosa, essa condição diminui a capacidade do lutador e deixa a região vulnerável a infecções”, diz João Gilberto Carazzato, chefe do Departamento de Medicina Esportiva do mesmo Hospital das Clínicas.