Olimpíada, marca registrada
O controle sobre o uso de símbolos dos Jogos vai desde o comércio formal até velhinhas que fazem bico vendendo bonecas
Luiz Romero
Com a chegada dos Jogos, os britânicos descobriram como o controle sobre o uso de símbolos das Olimpíadas é forte. Segundo uma lei de direitos autorais aprovada em 2006, os 5 anéis não podem ser mostrados em nenhum produto não autorizado no país – o que vai de bolos confeitados à fachada de estabelecimentos. Além disso, algumas combinações de palavras estão proibidas em publicidade: não se pode, por exemplo, colocar lado a lado as expressões “jogos” e “medalhas”. A situação chegou a extremos bizarros: uma senhora de 81 anos foi proibida de vender uma boneca que vestia uma camiseta com os anéis. Se fosse processada e perdesse, ela poderia pagar US$ 30 mil. Essa regra vem de 1988, quando os patrocinadores começaram a se irritar com as menções aos Jogos em anúncios de concorrentes. Em 2016, será a vez do Brasil seguir a regra.
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