Clique e Assine por apenas 6,90/mês

Os novos cafezes

Os indonésios criaram o kopi luwak: um café feito com grãos comidos - e excretados - pela algália, uma espécie de gato. A moda pegou, e agora existem bebidas feitas com a 'ajuda' de vários animais.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 3 fev 2013, 22h00

Cristine Gerk

Black Ivory Coffee
Como é – Feito com sementes ingeridas (e defecadas) por elefantes tailandeses. As bactérias e enzimas presentes no sistema digestivo do elefante alteram as propriedades do café, que fica mais saboroso. Cada xícara do produto, que está sendo lançado por uma rede asiática de hotéis de luxo, custa R$ 50.

Qual é o gosto – Café com traços de chocolate e nozes.

Jacu Coffee
Como é – O café plantado numa fazenda do Espírito Santo costumava ser devorado por jacus, um tipo de ave comum na região. Mas os fazendeiros transformaram o problema em solução: e criaram um café feito com as sementes catadas nas fezes do jacu. Ele custa R$ 15 a xícara e pode ser encontrado em cafeterias de São Paulo.

Qual é o gosto – Mais adocicado que o café comum.

Chá ‘de Panda’
Como é – A plantação desse chá, que fica na província de Sichuan (sudoeste da China), usa um único tipo de adubo: fezes de urso panda. A vantagem disso é que a renda – o chá custa R$ 400 a xícara – é revertida para projetos de preservação dos pandas.

Qual é o gosto – Igual ao do chá comum. Mas, segundo o produtor, contém o dobro de substâncias antioxidantes.