GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Os riscos reais da vacina

As reações adversas são muito raras. Entenda aqui

Preocupado com os riscos que você corre graças à vacinação? Saiba quais são eles aqui. Mas atenção: aproveitamos para te apresentar, também, o risco de não tomar a vacina.

BCG (tuberculose)

Efeito raríssimo: 0,4 a 1,9 por milhão de vacinados podem ter contágio vacinal. Isso quer dizer que, a cada 1 milhão de pessoas imunizadas, no máximo 2 podem desenvolver a doença graças à versão atenuada da bactéria contida na vacina.

Risco caso não tome: Contração das formas graves da tuberculose, sequelas permanentes, comprometimento da capacidade respiratória, morte.

Hepatite B

Efeito raríssimo: 1 em cada 600 mil vacinados pode ter uma reação alérgica grave (anafilaxia).

Risco caso não tome: Embora haja portadores saudáveis de hepatite B, no desenvolvimento da forma crônica da doença, ela pode evoluir para cirrose, câncer hepático e morte.

DTP + Hib + HB (pentavalente)

Apesar de não conter microorganismos vivos, essa é uma das vacinas que mais causa reações – só que elas costumam ser simples.

Efeitos raríssimos e incomuns: Convulsão em 1 em cada 5 mil vacinados e reação alérgica grave em 1 em cada 110 mil.

Risco caso não tome: Contração de difteria, tétano e coqueluche. A difteria causa mudez e insuficiência cardíaca, o tétano traz convulsões violentas e embolia, e a coqueluche, hemorragia cerebral e desnutrição.

Sabin (VOP)

Efeitos raríssimos: O único – mas perigoso – efeito da Sabin é o contágio vacinal e desenvolvimento da pólio. Mas só acontece em 1 a cada 3,6 milhões de vacinados.

Risco caso não tome: Paralisia e morte.

SCRV (tetra viral)

Efeitos raríssimos: Meningite (entre 1 em cada 4 mil e 1 em cada 1,8 milhão de vacinados) e encefalite (1 em cada 2,5 milhões de vacinados).

Caso não tome: Sarampo, caxumba, rubéola e varicela. As infecções virais podem ser brandas, mas também, em alguns casos, deixam sequelas e levam à morte.

Febre Amarela

Efeitos raríssimos: Contágio vacinal, convulsões (1 a cada 22 milhões de vacinados) e hemorragias internas (1 a cada 450 mil).

Caso não tome: Febre amarela, inclusive a versão grave, que causa hemorragias e morte.

Leia mais:
7 mitos sobre as vacinas
Tome vacina