GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pesquisa indica o alimento ideal para prevenir a ressaca

Dica preciosa para todo Carnaval.

Um estudo da Organização de Pesquisas da Comunidade Científica e Industrial da Austrália (CISRO, em inglês) revelou que há uma maneira simples de curar a ressaca alcoólica: beber suco de pera.

Para diminuir ou até mesmo eliminar os sintomas de uma ressaca, os cientistas recomendam que uma pessoa tome 220 ml de suco de pera-asiática, um tipo de pera que possui um formato similar ao da maçã, antes de consumir bebidas alcoólicas.

LEIA: Por que ficamos de ressaca?

Manny Noakes, autora do estudo, conta que a pera contém enzimas que são necessárias para acelerar o metabolismo do álcool e inibir a absorção da substância. “As reduções foram observadas nos níveis de acetaldeído no sangue, um tóxico responsável pelos sintomas de ressaca”, explica Noakes ao blog da CISRO.

De acordo com a cientista, o estudo australiano se espelha em uma pesquisa similar de 2013, publicada no jornal Food and Chemical Toxicology.

LEIA: Ressaca piora com a idade

“A gravidade da ressaca, medida em uma escala com 14 sintomas, diminuiu significativamente no grupo que bebeu o suco de pera-asiática, comparado com aqueles que beberam placebo”, conta. “O efeito mais forte foi visto no sintoma de dificuldade de concentração.”

Noakes adverte que a hipótese foi comprovada quando as peras foram consumidas antes de os participantes ingerirem bebidas alcoólicas. Assim, “não há evidências de que você pode consumir peras depois de beber e evitar uma ressaca”, finaliza.