GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Sonâmbulos podem ser acordados

Textos Gustavo Simon

Esqueça aquela história de mal súbito ou ataque cardíaco. Isso é lenda! O máximo que pode acontecer a um sonâmbulo caso ele seja acordado durante uma crise de sonambulismo é ele tomar um susto. Sim, porque acordar um sonâmbulo que está andando pela casa não é muito diferente de despertar alguém que esteja dormindo normalmente na cama.

“Durante a crise de sonambulismo, a pessoa sai do estado de sono profundo, mas não fica totalmente consciente”, explica o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono da Unifesp. O sonâmbulo ativa suas funções motoras durante o sono, explica Ribeiro. Mas isso acontece antes de ele entrar na fase REM – sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”, o período em que a gente mais sonha. “Apesar da atividade, sua consciência permanece adormecida.”

O resultado é que, mesmo dormindo, o sujeito se levanta, sai andando, abre a geladeira, arrasta móveis… E pode até sofrer um acidente, como tropeçar ou rolar escada abaixo. O ideal é reconduzir o sonâmbulo para a cama sem despertá-lo. Se não der, pode acordá-lo sem qualquer receio. Afinal, melhor levar um susto do que acabar com uma perna quebrada.