GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Colocar silicone nos seios faz mal à saúde?

Um implante de silicone pode melhorar o humor e a autoestima de sua proprietária, mas também trazer alguns problemas.

Próteses muito grandes podem causar desde estrias e falta de ar até má postura e dor muscular.

Aliás, turbinar os seios não é muito aconselhável para quem corre o risco de desenvolver câncer de mama: ele não causa a doença, mas prejudica o diagnóstico precoce. “Dependendo do tamanho da prótese, só a ressonância magnética é capaz de identificar os nódulos”, diz o mastologista (especialista em glândulas mamárias) Roberto Vieira, da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mas a principal vítima do silicone XG é a coluna. “Carregar uma prótese muito grande é como tocar bumbo em um desfile: você pode até começar bem, mas, em pouco tempo, vai estar toda encurvada”, diz o cirurgião plástico Sérgio Levy, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro. A ortopedista Maria Fernanda Silber Caffaro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, vai além: “Em alguns casos, as próteses causam até hérnia de disco. Isso porque elas aceleram o desgaste das vértebras, que funcionam como amortecedores da coluna vertebral”.

E o que seria uma prótese “muito grande”? O conceito varia de acordo com a altura, diâmetro do tórax, busto natural e outras características da paciente: uma prótese de 300 mililitros pode ser exagerada em mulheres baixas, mas natural em outras mais altas.

Os problemas que o silicone nos seios pode causar

Prótese: 125 a 250 ml.
Riscos: Como qualquer cirurgia, esta pode causar hematomas e infecções. Embora ocorra em apenas 2% dos casos, a rejeição à prótese pode causar endurecimento do silicone e dor nos seios.

Prótese: 250 a 400 ml.
Riscos: A detecção precoce de câncer da mama já é prejudicada. Dependendo da constituição física da siliconada, podem surgir vícios de postura, falta de ar e dores nas costas.

Prótese: 400 a 700 ml.
Riscos: A região lombar é sobrecarregada e as articulações sofrem desgaste precoce. Além disso, o peso do silicone favorece desvios da coluna e distensão permanente da pele.

Prótese: Acima de 700 ml.
Riscos: Neste ponto, a prótese pode causar atrofia das glândulas mamárias e perda de sensibilidade nos seios. A sobrecarga passa a provocar degeneração nos ossos e nas vértebras.