Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Uso de aparelho para surdez reduz risco de distúrbios como Alzheimer

Pessoas com perda de audição têm 42% a mais de chance de ter transtornos cognitivos. Com o uso do aparelho, risco é o mesmo de quem escuta normalmente.

Por Alexandre Carvalho
17 abr 2023, 17h05

Ouvir bem é importante não só para a sua comunicação. É algo que mexe com sua saúde mental também. Uma comissão da revista científica britânica Lancet sobre prevenção, intervenção e cuidados com distúrbios cognitivos já tinha apontado, em 2020, que a perda da audição pode estar ligada a 8% dos casos dessas deficiências em todo o mundo. 

Agora, um estudo no Reino Unido revelou que o uso de aparelhos auditivos pode, de fato, reduzir esse risco de desenvolvimento de transtornos como Alzheimer e demência senil. 

Os pesquisadores analisaram dados de 437.704 pessoas. A idade média dos voluntários era de 56 anos, e o tempo médio de acompanhamento, de 12 anos.

O estudo descobriu que, em comparação com pessoas com audição normal, aquelas com perda auditiva que não usam aparelhos auditivos tiveram um risco 42% maior de distúrbios cognitivos por todas as causas. Mas aí… não houve risco aumentado em pessoas que usaram os aparelhos.

Continua após a publicidade

“A perda auditiva pode começar no início dos 40 anos, e há evidências de que o declínio cognitivo gradual antes do diagnóstico de distúrbio cognitivo pode durar de 20 a 25 anos”, afirmou o professor Dongshan Zhu, da Universidade de Shandong, China, e autor da pesquisa. “Nossas descobertas destacam a necessidade urgente da introdução precoce de aparelhos auditivos quando alguém começa a apresentar deficiência auditiva.”

O tipo mais comum entre esses distúrbios cognitivos é o Alzheimer, que pode responder por até 70% dos casos. Em seguida vem a chamada demência vascular (qualquer tipo de problema cognitivo causado por doença vascular encefálica), que atinge cerca de 30% dos idosos com mais de 85 anos, principalmente homens.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.