Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Cientistas inventam vacina contra o crack

Substância instrui o sistema imunológico do dependente a atacar as moléculas de droga; tratamento obteve sucesso em macacos e será testado em humanos

Por Marcos Ricardo dos Santos e Bruno Garattoni Atualizado em 9 ago 2018, 11h52 - Publicado em 26 set 2013, 22h00

Cientistas americanos anunciaram a criação de algo que pode revolucionar as políticas de combate a drogas: uma vacina capaz de anular o efeito da cocaína e do crack. Ela foi desenvolvida pela Faculdade de Medicina Weill Cornell, em Nova York, e já foi testada com sucesso em ratos e macacos. Os primeiros testes clínicos com humanos foram autorizados em 2016.

Os pesquisadores manipularam o vírus que causa gripe comum – ele foi acoplado a uma molécula artificial, criada em laboratório, que tem exatamente o mesmo formato da molécula de cocaína. Em seguida, esse vírus foi injetado em cobaias. E algo incrível ocorreu: o sistema imunológico dos animais criou defesa contra a molécula.

A partir daí, se o animal consumisse cocaína, ela era destruída pelo organismo. Não chegava ao cérebro, e portanto não produzia efeito. “Nós ensinamos o organismo a ver a molécula de cocaína como intrusa”, explica o geneticista Ronald Crystal, líder do estudo. A vacina também funciona contra o crack.

Ela não causou efeitos colaterais, mas mostrou ter duração limitada: 13 semanas em ratos e sete em macacos. Não se sabe por quanto tempo se manterá eficaz em humanos. Além disso, a vacina não elimina a dependência química e psíquica – o dependente sente falta da droga e continua tendo vontade de consumi-la. A diferença é que, se ele fizer isso, não obterá efeito. Por isso, a vacina não dispensa o acompanhamento psicológico. Mas poderá ser de grande ajuda para quem luta contra o vício.