Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como funciona o Futebol de 5

A modalidade futebolística é voltada para deficientes visuais - e os goleiros são os únicos jogadores que podem falar são os goleiros (que enxergam).

Por Felipe Germano Atualizado em 4 nov 2016, 19h18 - Publicado em 9 set 2016, 20h45

COMO FUNCIONAM AS PARALIMPÍADAS
CONHEÇA OS OUTROS ESPORTES |

Futebol de 5 é a modalidade de futebol para deficientes visuais. Na paralimpíada, o esporte é exclusivamente masculino – assim como acontece no Futebol de 7.

Durante a partida, todos os jogadores em linha utilizam vendas, com o objetivo de igualar os níveis da deficiência visual. O goleiro, entretanto, enxerga normalmente.

Os quatro jogadores na linha se orientam de diferentes maneiras: dentro da bola existe um guiso, de modo que qualquer movimento com a bola se torna sonoro, além disso, o goleiro emite orientações da a defesa, o técnico auxilia os jogadores no meio da quadra, e uma pessoa conhecida como “chamador” bate na trave rival com objetos metálicos, localizando o gol para os atacantes. Essas são as únicas pessoas com permissão de falar, os jogadores vendados não podem se comunicar entre si.

As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos. Não há prorrogação, em caso de empate em jogos decisivos, a coisa toda é resolvida em cobranças de pênalti. Além disso, q quadra não possui linhas laterais. Uma mureta de 1,20 m cerca a área do jogo, se a bola bater nela, a partida não é interrompida – quem pegar segue o jogo.

Continua após a publicidade
Publicidade