Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam

Pesquisa mostra o auge e a queda de cada emoji. "Sassy girl" atingiu o topo em 2015 – agora ela está dando lugar ao cachorro e às lágrimas de alegria

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 Maio 2017, 15h39 - Publicado em 25 Maio 2017, 15h37

Emojis são coisa séria.

No ano passado, a SUPER fez uma longa matéria discutindo a validade desses símbolos como uma língua independente. Críticos do mundo virtual dedicam artigos inteiros a debater se os traços da berinjela (Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam) devem ser mais realistas ou cômicos – há quem afirme que a versão caricata, por sua semelhança com um pênis, permite passar recados sexuais discretos. E por último, mas não menos importante, criadores da cobra Píton-real (Python regius) já cruzam espécimes com manchas amarelas para que nasçam filhotes com uma “pintura”… bem, você pode clicar aqui e ver com seus próprios olhos. Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam

Agora eles também são estatística. A Emojipedia usou a ferramenta Google Trends para gerar gráficos que mostram a ascensão e queda da popularidade de todos os emojis disponíveis em sua base de dados. Basta selecionar um emoji aleatório (vamos ficar com o Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam), entrar em sua página e rolar a tela até o subtítulo “Statistics”, onde está o gráfico. A curva é construída com base no número de pessoas que jogaram o símbolo no mecanismo de busca do Google nos últimos cinco anos.

Site mostra quais emojis são os mais populares -e quais já saíram de moda
(emojipedia/Reprodução)

Até aqui, nada demais. O Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam não é tão popular nem tão especial – seu gráfico ascendente é de longe o resultado mais comum na Emojipedia. Muito mais revelador é a curva do Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam, que se manteve mais ou menos estável nos últimos cinco anos, mas que registrou, em 2013, um pico brusco e muito curioso.

Continua após a publicidade
Site mostra quais emojis são os mais populares -e quais já saíram de moda
(emojipedia/Reprodução)

Vale lembrar que, para manter uma proporção fixa, todos os gráficos são montados pelo Google em uma escala que vai de 0 a 100. Um pico de 100, portanto, não significa que o emoji em questão foi procurado 100 vezes, mas que o número de buscas por ele naquele determinado intervalo de dias foi uma alta histórica em relação a outros períodos.

Site mostra quais emojis são os mais populares -e quais já saíram de moda
(emojipedia/Reprodução)
Continua após a publicidade

O gráfico acima é de um dos emojis mais polêmicos, o Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam (conhecido como sassy girl e usado para comentários sarcásticos ou atrevidos). Ele viveu seu auge em 2015, e desde então voltou ao nível de popularidade original. Em um post no blog da Emojipedia, os editores do site lembram que, ao acessar o próprio Google Trends, você pode criar gráficos sobrepostos: basta jogar dois emojis diferentes na busca, separados por vírgula, para ver como eles se comparam na corrida pelos corações e mentes. Um exemplo ótimo é o clássico gato vs. cachorro, que você vê aqui.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.