Por Karin Hueck
Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 19 set 2016, 23h45
Apesar da fama e da cara de mau, pitbulls não são mais agressivos do que a maior parte das outras raças de cachorro. Pelo contrário, na escala bonzinho-malvado, eles ficam mais para o lado dos cuti-cuti do que para o dos vilões. A conclusão foi tirada de uma pesquisa online feita com mais de 4.000 donos de cães.
Continua após a publicidade
No questionário, os humanos tinham de responder o quão agressivos eram os seus pets em relação a pessoas novas e conhecidas, em relação a cachorros novos e conhecidos, e em relação a crianças novas e conhecidas. No geral, quase todas as raças foram avaliadas como tranquilas por seus donos – inclusive os pitbulls, que foram chamados de “raramente agressivos”. De longe, os chihuahuas foram o que receberam a nota de mais estressados e os que tinham mais chance de atacar – especialmente cães maiores que eles não conheciam (ou seja, praticamente qualquer outro cachorro).
Pitbulls foram avaliados como uma das espécies menos agressivas – ficaram atrás, inclusive, dos schnauzers. Os únicos ainda mais bonzinhos foram os pugs, os collies e o King Charles Cavalier, cujos donos declararam que eles “nunca” atacam ninguém.
Continua após a publicidade
De acordo com os donos do site que organizou a pesquisa, o Dognition, pitbulls sofrem de dois males na sociedade: o preconceito e a ignorância. De acordo com os proprietários Brian Hare e Vanessa Woods, a raça recebe muita atenção por ser violenta – notícias de que um pitbull atacou alguém circulam muito mais do que quando outro tipo de cachorro faz a mesma coisa. Segundo eles, também, boa parte das pessoas sequer sabe reconhecer um pitbull quando veem um pela rua. A raça costuma ser confundida com bull terrier ingleses ou com staffbull terriers, por exemplo.
“Por enquanto, não é possível dizer se um cachorro é agressivo pela aparência, assim como não dá para afirmar isso pela cara das pessoas”, escreveram os especialistas na revista Atlantic. Os pitbulls respiram aliviados.
Água, a substância mais estranha da face da TerraA água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.