A chave do nervo vago?
Gadget promete estimular esse nervo, que conecta o cérebro ao corpo, de um jeito mais fácil – e aliviar ansiedade e depressão.
O nervo vago tem esse nome porque percorre um caminho tortuoso, atravessando boa parte do corpo humano: vai do cérebro até o sistema digestivo, passando por todos os principais órgãos. Ele carrega os sinais do sistema nervoso autônomo, que controla os batimentos cardíacos, a respiração e outras funções vitais – e também pode influenciar o bem-estar psicológico.
Há estudos mostrando que estimular o nervo vago pode ser eficaz contra a depressão, por exemplo. Mas isso requer o uso de um implante (como o LivaNova Symmetry, aprovado pela FDA para esse fim). Existem gadgets que prometem o mesmo efeito, mas são pouco confortáveis: usam eletrodos, encostados no seu pescoço.
O Apollo Neuro (US$ 399) é diferente. Segundo seus criadores, ele consegue estimular o nervo vago de um jeito bem mais confortável: por meio de leves vibrações. Dá para usar o aparelho no pulso ou preso à roupa – basta que ele esteja encostado em algum osso.
O produto foi desenvolvido por um neurologista da Universidade de Pittsburgh, e testado em estudos independentes (1) – nos quais melhorou os padrões de sono e reduziu sintomas de ansiedade e depressão dos voluntários.
Fonte 1. Veja lista em apolloneuro.com/pages/studies-roundup.
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Últimas ararinhas-azuis da natureza são diagnosticadas com vírus letal – comprometendo o futuro da espécie
3I/ATLAS: Nasa divulga várias novas imagens do objeto interestelar. Confira
Estudo sugere que pombos percebem o campo magnético da Terra pelos ouvidos







