GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Congelados no frio ideal

Uma empresa americana inventou um termômetro manual a laser que detecta, à distância e instantaneamente, a temperatura dos produtos refrigerados.

Quando um alimento não é armazenado na temperatura certa, pode acontecer a proliferação da bactéria causadora de intoxicações alimentares. Para que os consumidores possam saber, ainda na prateleira do supermercado, se o que estão comprando está em boas condições, uma empresa americana da Califórnia inventou um termômetro manual a laser que detecta, à distância e instantaneamente, a temperatura do produto. A leitura é feita com base na radiação infravermelha, emitida por qualquer objeto, que varia conforme sua temperatura.

Se o produto estiver um grau acima ou abaixo do ideal, ouve – se um alarme. Esse tipo de termômetro já era usado na indústria, mas com laser a gás, muito mais caro e delicado do que o laser semicondutor empregado neste manual. Ele é capaz de determinar a temperatura de pequenos objetos a 3 metros de distância e de grandes objetos a até 30 metros, a uma velocidade de quatro leituras por segundo.