GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Do rato ao computador

A epidemia fechou as universidades inglesas e mandou para casa o jovem físico...

Rodrigo Rezende

Rato

Infestou todas as cidades da Europa no século 14 e espalhou a peste negra, que dizimou um terço da população do continente. Não satisfeito, o roedor abalou mais uma vez o curso da história ao causar a Grande Praga de Londres (1665–1666). A epidemia fechou as universidades inglesas e mandou para casa o jovem físico…

Isaac Newton

Sem nada melhor para fazer em sua cidade natal, Woolsthorpe, o rapaz de 23 anos pegou seus livros, trancou-se no quarto e realizou uma façanha quase sobrenatural: reformulou, em apenas 18 meses, toda a física. Nesse período, Newton descobriu as leis da ótica, a Teoria da Gravitação Universal e, de quebra, criou uma das ferramentas mais importante da matemática: o…

Cálculo

Pense na escultura mais complexa que você já viu. Foi só com o cálculo que os matemáticos se tornaram capazes de dimensionar algo tão difícil quanto o volume dela, por exemplo. O poderoso método fez tanto sucesso que alavancou a publicação de centenas de livros sobre o tema. Um deles foi escrito, em 1859, por um grande admirador de Newton, o matemático inglês…

George Boole

Ele desenvolveu, nos últimos capítulos de seu livro sobre equações diferenciais, uma idéia revolucionária demais para ficar restrita aos matemáticos: o código binário, linguagem lógica composta apenas dos números 1 e 0. Mas a sacada de Boole só saiu do papel em 1937, quando o engenheiro Claude Shanon resolveu usá-la na construção de circuitos eletrônicos. Funcionou. Resultado: a nova linguagem foi parar dentro do…

Computador

Ele já existia desde o século 19, mas só se tornou viável quando aprendeu a usar a nova língua. As válvulas pesadas foram aposentadas pelos transistores nos anos 50. E ele só virou a coisa onipresente que é hoje depois de ter ganho um companheiro inseparável nos anos 80: o mouse (ou rato, como é conhecido em Portugal).