GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Máquinas que vendem qualquer coisa

A mais nova japonesice que o mundo está copiando é a mania por vending machines. Lá dá para comprar praticamente qualquer coisa em maquininhas - besouro, saco de arroz, guarda-chuva...

O Japão sempre foi um grande exportador no mercado internacional de ideias. E continua na linha de frente. A mais nova japonesice que o mundo está copiando é a mania por vending machines. Lá dá para comprar praticamente qualquer coisa em maquininhas – besouro, saco de arroz, guarda-chuva… E existe uma vending machine pra cada 23 pessoas. Agora outros países começam a embarcar nessa.

BARRAS DE OURO
O preço do ouro em dólar triplicou em 4 anos. É o que acontece em tempos de instabilidade econômica: a procura pelo metal sobe, já que ele proteje contra a inflação. O maior sintoma disso? A proliferação das vending machines de barras de ouro, as Gold to go, criadas na Alemanha. A primeira abriu em maio, em Abu Dabi. Hoje há 20 na Europa. E os EUA acabaram de receber duas, em Las Vegas e na Flórida.

MACONHA
A maconha é legalizada na Califórnia, pelo menos para quem usa por prescrição médica. Os fumantes compram em lojas autorizadas. E esta vending machine funciona como se fosse uma: ela lê sua impressão digital e checa se você tem autorização. Se sim, libera pacotinhos de até 7 gramas.

ISCAS VIVAS
Sábado à noite. Você lá, se divertindo, quando de repente vê que… Acabaram as iscas. Como é que a pesca vai continuar agora, com todas as lojas fechadas? Nos EUA, você pega nestas vending machines da PA Live Bait, que fornecem minhocas e caranguejos. Vivos, como os peixes gostam.

RECICLADORA DE CELULAR
No Japão, existem maquininhas em que você joga latas vazias para reciclar e recebe o equivalente a R$ 0,20. Uma empresa americana está aplicando a ideia a celulares velhos: paga US$ 9 por aparelho que você deposita na EcoATM aqui. E manda para a reciclagem.