Navegante intergaláctico
¿ A sonda Cassini, lançada em 1997, é a maior já construída. Pesa mais de 5 toneladas e tem o tamanho de um ônibus.
Quando a sonda espacial Pioneer 10 foi lançada, em março de 1972, nem a própria Nasa imaginava que ela fosse ficar tanto tempo funcionando no espaço. Sua missão científica era estudar Júpiter e, então, sair do sistema solar, onde perderia o contato com a Terra. Em 1993, o projeto foi encerrado, mas a sonda continua em sua trajetória em direção aos confins do universo, atualmente a 11 bilhões de quilômetros da Terra. Com um baixíssimo suprimento de energia, ela ainda envia sinais para a Terra, que demoram dez horas para chegar aqui. Se permanecer funcionando por pelo menos mais dois anos, poderá chegar à fronteira do sistema solar, tornando-se a primeira sonda a enviar informações do espaço sideral. Considerada uma embaixadora do planeta no espaço, a Pioneer 10 carrega uma placa de ouro com desenhos feitos pelos astrônomos Frank Drake e Carl Sagan. Se algum dia for encontrada por uma forma de vida inteligente no universo, mostrará aos nossos vizinhos que eles não estão sozinhos.
• A Voyager 1, lançada em 1977, ultrapassou a Pioneer 10 e é o objeto fabricado pelo homem mais distante do Sol. Viajando a 60 000 quilômetros por hora, deve ser a primeira nave a entrar no espaço interestelar.
• A sonda Cassini, lançada em 1997, é a maior já construída. Pesa mais de 5 toneladas e tem o tamanho de um ônibus. Carrega uma segunda sonda, a Huygens, que deve pousar em uma das luas de Saturno em 2004.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso
Em caso raro, gêmeos gorilas-das-montanhas nascem em parque africano
Como funciona o jogo do bicho?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil







