Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Tudo sobre Planetas

O tamanho varia de acordo com a composição de cada planeta, fruto da formação do Sistema Solar.
Um planeta com dia eterno ficaria mais ou menos como nessa ilustração: metade gelo, metade rocha. Esse fenômeno, chamado "travamento de maré", ocorre em vários sistemas solares.
A observação foi feita no sistema estelar GW Ori. Ele possui uma lacuna em seu disco de poeira e gás, que parece ter sido causada pela formação de planetas no espaço.
Tudo começa com a análise das ondas sísmicas que percorrem o interior do planeta. Os geocientistas separam estes dados e combinam com outras informações já conhecidas sobre a Terra, como sua órbita. Saiba detalhes neste vídeo da Super.
As ondas sísmicas, a composição química de rochas de origem magmática, a órbita do planeta e até seu campo magnético são dados importantes para o trabalho dos geocientistas.
De acordo com pesquisadores, o composto seria formado a partir de uma reação entre fosfeto e ácido sulfúrico. Dessa forma, a hipótese de que a fosfina remete à vida extraterrestre seria descartada.
O TOI-1231 b, recém-descoberto por cientistas, está a 90 anos-luz de nós e possui 15,4 vezes a massa da Terra.

Civilizações alienígenas também causariam aquecimento global, diz estudo

Por Carolina Fioratti Atualizado em 6 abr 2021, 16h49 - Publicado em 6 abr 2021, 16h48
Simulação feita por pesquisadores mostra os efeitos que a colonização teria em outros planetas.

Objeto interestelar Oumuamua pode ser fragmento de um exoplaneta

Por Carolina Fioratti Atualizado em 18 mar 2021, 20h43 - Publicado em 18 mar 2021, 19h15
O 1º objeto de fora do Sistema Solar detectado em nossa vizinhança parece ser feito de nitrogênio congelado – oriundo de um planetinha similar a Plutão.
Mais velho que a própria Terra, o EC 002 carrega pistas sobre os primeiros protoplanetas que deram origem ao Sistema Solar.
O LHS 3844b, a 45 anos luz da Terra, pode ter um hemisfério lotado de vulcões – e outro completamente inativo – por causa da dinâmica do magma em seu interior.
E isso não tem nada a ver com vida alienígena. As ondas indicam a existência de um campo magnético no planeta, que se encontra a 51 anos-luz da Terra.

Alinhamento entre Júpiter e Saturno acontece nesta segunda-feira

Por Carolina Fioratti Atualizado em 21 dez 2020, 13h26 - Publicado em 15 dez 2020, 16h22
O evento, conhecido como “Grande Conjunção", será visível no mundo inteiro. A última vez em que os planetas apareceram tão próximos foi no século 13.

Planeta anão Ceres pode ter água sob sua superfície

Por Carolina Fioratti 12 ago 2020, 18h27
Artigos publicados na revista "Nature" sugerem que o astro guarda um oceano em seu interior – além de contar com atividades vulcânicas.
“Nebulosa do Esquimó” e “Galáxia dos Gêmeos Siameses”, por exemplo, devem ser os primeiros termos abandonados pelos cientistas.
O código indica a posição do corpo celeste em um catálogo astronômico – M31, por exemplo, significa que Andrômeda é o objeto número 31 do catálogo Messier.

Astrônomos registram nascimento de planeta em outro sistema estelar

Por Carolina Fioratti Atualizado em 22 Maio 2020, 19h04 - Publicado em 22 Maio 2020, 16h24
O bebê está localizado a 520 anos-luz da Terra, em torno de uma estrela da constelação de Auriga – veja o vídeo.

Como é o recheio de cada um dos planetas do Sistema Solar?

Por Lucas Telles e Rodrigo Ratier Atualizado em 28 Maio 2020, 19h03 - Publicado em 14 Maio 2020, 15h39
Para além da Terra: com dados de telescópios e sondas espaciais, dá para saber com razoável certeza como é o miolo dos nossos vizinhos.
Localizado a 640 anos-luz da Terra, o planeta está tão próximo de sua estrela que a temperatura por lá ultrapassa os 2.400 ºC.

Este objeto pode responder um mistério sobre a formação dos planetas

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 14 fev 2020, 19h44 - Publicado em 14 fev 2020, 19h17
O Arrokoth é o objeto mais antigo e mais distante a ser estudado por humanos. E pode revelar segredos da formação do Sistema Solar.