Stefan Gan
Nenhum monitor, computador ou teclado – e é um dos escritórios mais tecnológicos do mundo. Quem entrar no laboratório do brasileiro Cláudio Pinhanez, cientista do Centro de Pesquisa T. J. Watson, da IBM, verá apenas uma mesa, uma cadeira e uma caixa presa no teto. Esta última é uma invenção sua, o Everywhere Display (algo como “Tela de todos os lugares”). Usando espelhos, a caixa projeta programas de computador em qualquer lugar e, ao lado dela, uma câmara reconhece o contato que você faz com as imagens. Clique em um ícone na parede e você abrirá um programa. Mova a imagem de um mouse na mesa para controlar o cursor. Anote rascunhos com o dedo no chão e depois salve os garranchos no computador. Tudo, do piso ao teto, faz parte do seu computador.
“Quis diminuir o número de aparelhos, tornar o espaço mais útil e criar sistemas que ajudem as pessoas a fazer suas atividades do modo mais simples possível”, diz Cláudio. Ele conta que a inspiração para a nova tecnologia surgiu, a exemplo de muitas das grandes descobertas da humanidade, enquanto ele tomava uns drinques. Impressionado com o globo de espelhos no teto de uma discoteca em Boston, ele tentou usar a mesma técnica de refletir imagens para todo lado.
Cláudio prevê vários usos para o aparelho – e acredita que ele não vai demorar para virar realidade. “O Everywhere Display está sendo testado em um supermercado na Alemanha e em breve poderá ser integrado a um grande hospital nos Estados Unidos”, diz Pinhanez. “Ainda este ano, quero levar essa tecnologia para o Brasil”.
Tela total
O que o Everywhere Display pode fazer
No escritório
1. Qualquer pedaço da parede pode virar um monitor, do tamanho e estilo que você quiser. E basta um pedaço de mesa para ele projetar um mouse e um teclado – que funcionam!
2. Anote recados com o próprio dedo, em qualquer lugar da sala, e salveno computador
No prédio
1. Não há como se perder. Para achar a sala aonde você quer ir, pise no menu do saguão de entrada e siga as pegadas que aparecem no chão indicando o caminho.
2. Quem errar o caminho pode receber alertas. As projeções podem indicar também o status de cada sala
No mercado
1. Coloque o dedo em um produto e veja na tela informações como preço, ou número de calorias. Produto esgotado? Acesse uma tela para saber onde encontrá-lo
2. Para saber qual fila está menor, coloque o pé na indicação e seu número de espera aparecerá
Para saber mais
Na internet: