Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

O que é o chuvisco em TVs fora do ar?

A transformação do ruído em chuvisco tem a ver com a forma como a televisão produz as imagens, utilizando um feixe de elétrons que se choca contra a tela para formar aqueles pontos luminosos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h32 - Publicado em 31 mar 2003, 22h00

Gilberto Stam

Porque, quando está fora do ar, tudo que a TV consegue captar são ondas eletromagnéticas sem sentido, conhecidas como ruído de fundo. Essas ondas são produzidas por diversas fontes, como o campo eletromagnético da Terra, a radiação cósmica, as turbinas de aviões e as torres de transmissão de eletricidade. Como o sinal da emissora costuma ser bem mais forte que o ruído, a TV geralmente descarta essa informação indesejada. “Mas, quando ela não está conectada, o aparelho interpreta o ruído como sendo um sinal mais fraco, deixando ele passar para o sistema gerador de imagens”, diz o engenheiro elétrico Afonso Alonso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A transformação do ruído em chuvisco tem a ver com a forma como a televisão produz as imagens, utilizando um feixe de elétrons que se choca contra a tela para formar aqueles pontos luminosos.

Quando você seleciona um canal, o sinal traz as informações para que esse feixe se desloque de forma ordenada, varrendo a tela de cima a baixo e distribuindo os pequenos pontos luminosos que formam as imagens que você vê. Já o ruído faz com que o feixe funcione de forma totalmente aleatória.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.