GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pessoas com pouca bateria no celular gastam mais no Uber

Se você está com pouca bateria no seu celular, você tem mais chances de pagar mais caro por uma corrida no Uber. De acordo com Keth Chein, chefe de pesquisa econômica no Uber, as pessoas tendem a não esperar alguns minutos para que a tarifa seja reduzida e, por isso, pagam mais caro.

Quando muita gente pede um carro do Uber ao mesmo tempo em uma determinada região, o preço da corrida sobe. A empresa chama isso de “tarifa dinâmica”. O valor é mostrado ao usuário como: x1,2 ou x2,4, por exemplo. No entanto, com o passar do tempo, outro motorista parceiro do Uber pode chegar perto do local onde você está e o preço volta ao normal.

LEIA: Não é o Uber que deve ser banido – são os pontos de táxi

Como o Uber sabe quanta bateria você tem no seu celular? Segundo o NPR, o aplicativo da empresa pode detectar esse tipo de dado porque ele o utiliza para ir para o modo de economia de energia.

Mas Chen garante que a companhia nunca usa essa informação para inflar o preço das corridas e trata-se apenas de um dado interessante sobre o comportamento dos usuários. 

“Absolutamente não usamos isso para aumentar preços, mas é um fato interessante do comportamento psicológico humano”, declarou Chen ao NPR.