GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por dentro do Aerolula

Adquirido em 2002 para substituir um embaraço nacional chamado Sucatão, este avião Airbus A319 foi modificado para ter suíte privê e sala de reunião fechada. Conheça o futuro Aeroserra, Aerodilma, Aeroaécio... enfim, o avião presidencial

PILOTOS
Os pilotos têm patentes que vão de capitão a coronel, recebem de R$ 9 mil a 14 mil por mês. Os comissários de bordo têm a patente especial de taifeiro.

COMPANHEIRO
Estas 3 cadeiras de 1ª classe são do piloto e copiloto reservas e do brigadeiro Joseli Camelo, assessor militar que acompanha Lula em todas as suas viagens.

SUÍTE PRESIDENCIAL
O presidente tem uma cabine privativa, com chuveiro e home theather. Mas a cama é regulada: quem deita precisa usar cinto e, durante pousos, decolagens e turbulências, não pode ser usada.

EMERGÊNCIA
Atrás da cabine dos pilotos, o avião tem equipamentos de reanimação e respiração. Os Legacys que voam na frota do Aerolula podem, em uma hora, se transformar em UTIs e transportar feridos.

FAZ TUDO
Atrás da suíte fica uma cadeira de classe executiva, do ajudante de ordens, disponível para auxiliar o presidente no que ele precisar.

SEM REVER NÃO VOA
Diferentemente do Airbus A320 da TAM, que não conseguiu frear em Congonhas em 2007 e acabou se chocando com um prédio, o modelo do Aerolula não sai do chão se um dos reversos estiver travado.

SALA DE REUNIÃO
Este ambiente é para as reuniões fechadas, que ocupam a maior parte do tempo das viagens. Em caso de crise, esta pode ser a sede do sistema de segurança do país.

COMIDA
Por segurança, não se divulga nada sobre o cardápio do Aerolula. Sabe-se, no entanto, que, na viagem para o enterro do papa João Paulo 2º, em 2005, o convidado FHC pediu e foi servido com fritada de lula. No mesmo voo, o presidente Lula comeu galinha cabidela.

SALA DE COMUNICAÇÃO
Opera via satélite e garante a transmissão de dados e imagens. Aqui o presidente pode entrar na internet, fazer ligações e passar instruções para assessores etc.

DENTRO, MAS DE FORA
Esta parte do avião, onde sentam outras autoridades e convidados, é separada da cabine presidencial por uma porta que fica fechada.

NOMES

Prefixo: FAB 001

Nome de batismo (escolhido por Lula): Santos Dumont

Apelido: Aerolula

MEDIDAS

Envergadura: 34,1 m

Comprimento: 33,8 m

Altura: 11,7 m

Peso: 75 toneladas

CARACTERÍSTICAS

Autonomia: 8 500 km

Transporte: 26 passageiros e 12 tripulantes

Capacidade: 120 refeições

Onde fica: No hangar da Base Aérea de Brasília