Por dentro do Aerolula
Adquirido em 2002 para substituir um embaraço nacional chamado Sucatão, este avião Airbus A319 foi modificado para ter suíte privê e sala de reunião fechada. Conheça o futuro Aeroserra, Aerodilma, Aeroaécio... enfim, o avião presidencial
PILOTOS
Os pilotos têm patentes que vão de capitão a coronel, recebem de R$ 9 mil a 14 mil por mês. Os comissários de bordo têm a patente especial de taifeiro.
COMPANHEIRO
Estas 3 cadeiras de 1ª classe são do piloto e copiloto reservas e do brigadeiro Joseli Camelo, assessor militar que acompanha Lula em todas as suas viagens.
SUÍTE PRESIDENCIAL
O presidente tem uma cabine privativa, com chuveiro e home theather. Mas a cama é regulada: quem deita precisa usar cinto e, durante pousos, decolagens e turbulências, não pode ser usada.
EMERGÊNCIA
Atrás da cabine dos pilotos, o avião tem equipamentos de reanimação e respiração. Os Legacys que voam na frota do Aerolula podem, em uma hora, se transformar em UTIs e transportar feridos.
FAZ TUDO
Atrás da suíte fica uma cadeira de classe executiva, do ajudante de ordens, disponível para auxiliar o presidente no que ele precisar.
SEM REVER NÃO VOA
Diferentemente do Airbus A320 da TAM, que não conseguiu frear em Congonhas em 2007 e acabou se chocando com um prédio, o modelo do Aerolula não sai do chão se um dos reversos estiver travado.
SALA DE REUNIÃO
Este ambiente é para as reuniões fechadas, que ocupam a maior parte do tempo das viagens. Em caso de crise, esta pode ser a sede do sistema de segurança do país.
COMIDA
Por segurança, não se divulga nada sobre o cardápio do Aerolula. Sabe-se, no entanto, que, na viagem para o enterro do papa João Paulo 2º, em 2005, o convidado FHC pediu e foi servido com fritada de lula. No mesmo voo, o presidente Lula comeu galinha cabidela.
SALA DE COMUNICAÇÃO
Opera via satélite e garante a transmissão de dados e imagens. Aqui o presidente pode entrar na internet, fazer ligações e passar instruções para assessores etc.
DENTRO, MAS DE FORA
Esta parte do avião, onde sentam outras autoridades e convidados, é separada da cabine presidencial por uma porta que fica fechada.
NOMES
Prefixo: FAB 001
Nome de batismo (escolhido por Lula): Santos Dumont
Apelido: Aerolula
MEDIDAS
Envergadura: 34,1 m
Comprimento: 33,8 m
Altura: 11,7 m
Peso: 75 toneladas
CARACTERÍSTICAS
Autonomia: 8 500 km
Transporte: 26 passageiros e 12 tripulantes
Capacidade: 120 refeições
Onde fica: No hangar da Base Aérea de Brasília