Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Remoto irmão da Terra

Os astrônomos descobriram um planetóide de 200 quilômetros de extensão e suspeita-se de que ele pertence ao chamado Cinturão de Kuiper - espécie de resíduo da época em que o sistema solar se formou a partir de poeira e gás cósmicos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 31 out 1992, 22h00

Um pequeno ponto de luz avermelhada, a cerca de 5 bilhões de quilômetros, é o mais novo membro da família solar: um planetóide de 200 quilômetros de extensão, provavelmente composto de gelo e poeira, batizado 1992 QBI. Em si mesmo, o QBI não é importante. Mas pode demonstrar que o sistema solar é muito mais amplo do que parece. Suspeita-se, de fato, que o QBI não está sozinho, mas pertence ao chamado Cinturão de Kuiper – espécie de resíduo da época em que o sistema solar se formou a partir de poeira e gás cósmicos. Parte dessa matéria-prima, em vez de se incorporar ao Sol e aos grandes planetas, foi ejetada para a periferia do sistema, formando o aglomerado de Kuiper e também a nuvem Oort, ainda mais distante. Imagina-se que aí seria o “berço” onde nascem os cometas. O primeiro não estaria muito além de Plutão, a cerca de 7 bilhões de quilômetros. Mas a nuvem de Oort pode chegar a quase 20 trilhões de quilômetros, a meio caminho das estrelas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.