Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Se… morássemos na Lua

Na Lua não há ar nem água, duas coisas indispensáveis para a nossa vida.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 30 set 2002, 22h00

Já faz 33 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Foi em junho de 1969. Na época, as pessoas achavam que isso seria um tremendo avanço. Mas a conquista interessava mais a americanos e soviéticos, que disputavam quem tinha mais tecnologia. Na verdade, a Lua é um lugar difícil de habitar. Mas isso não impede a gente de sonhar sobre como seria a vida lá.

Falta de ar

Na Lua não há ar nem água, duas coisas indispensáveis para a nossa vida. Onde iríamos obtê-los? Uma saída seria trazer blocos de gelo da Terra ou dos anéis de Saturno. Além de servir para beber, seria possível retirar oxigênio da água.

Saltando uma casa

Andar seria muito divertido. Lá, a gravidade é um sexto da existente na Terra. Para ter uma idéia do que é isso, marque a altura que você alcança num salto. Multiplique por seis. Essa seria a altura do seu pulo na Lua. Só que sair de casa seria um saco. Para fazer qualquer coisa precisaríamos botar macacões especiais.

Muita malhação

Nosso corpo foi feito para a gravidade da Terra. Na Lua, os músculos que nos sustentam ficariam fracos, o que causaria doenças. Seria preciso malhar muito.

O perigo vem do céu

Os prédios seriam reforçados. Na Terra, dificilmente um meteoro chega ao chão. Eles queimam ao atravessar a atmosfera, que serve de escudo. Na Lua, qualquer meteoro pode atingir o solo, a uma velocidade de milhares de quilômetros por hora. Credo!

Comida espacial

Continua após a publicidade

Dá para plantar na Lua, mas o solo precisa de água e adubo. Já as fazendas pareceriam shopping centers, fechados e com paredes de vidro para deixar entrar bastante luz solar.

Transporte

Os carros da Terra não teriam utilidade nenhuma na Lua, mesmo com gasolina à vontade. É que os motores dos carros são movidos a combustão e precisam de oxigênio. Os carros lunares seriam movidos a energia elétrica ou solar.

Energia

Aqui muita gente vive sem energia. Na Lua, onde faz frio de -2330C e calor de 1230C, não dá. Como lá não há água para mover usinas nem ar para queimar petróleo, sobram a energia solar e a nuclear.

A Lua é assim

Distância da Terra 384 000 km (800 viagens Rio–São Paulo)

Distância para dar a volta na Lua 11 000 km

Duração de um dia 28 dias terráqüeos

Gravidade Um sexto da nossa

Temperatura máxima na superfície 1230C

Temperatura mínima -2330C

Continua após a publicidade

Publicidade