GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Sete vezes ultra-sônico

Até hoje, ele é considerado o veículo mais rápido de todos os tempos. Mas a agência espacial americana pode bater esse recorde a qualquer momento.

A busca por atingir velocidades cada vez maiores acompanha o homem há décadas. Em 1967, um avião experimental da Nasa, movido por um foguete, atingiu a velocidade Mach 6,7, ou seja, ultrapassou a velocidade do som em mais de seis vezes. Até hoje, ele é considerado o veículo mais rápido de todos os tempos. Mas a agência espacial americana pode bater esse recorde a qualquer momento. Já está pronto o X-43, um pequeno avião não tripulado, impulsionado por um foguete Pegasus, que promete ser capaz de atingir Mach 7. Para isso, deverá ser lançado em três fases. Primeiro, é levado a uma altitude de 20 000 pés por um cargueiro B-52. Então, o X-43 é lançado preso ao foguete Pegasus. Só então aciona seu motor especial, chamado scramjet, movido a hidrogênio. Num vôo de 10 segundos, deve chegar a Mach 7. A primeira tentativa da Nasa fracassou, no início de junho do ano passado, por um problema com o Pegasus – o X-43 foi derrubado sobre o Pacífico. O projeto, que custou 185 milhões de dólares, deve ter um novo teste embreve. A idéia da Nasa é usar os resultados do X-43 para desenvolver aviões capazes de realizar vôos na órbita do planeta, levando satélites.

• A maior velocidade já atingida por uma bicicleta foi 268,831 quilômetros por hora. O “bólido” era pilotado pelo holandês Fred Rompelberg, nos Estados Unidos, em 1995.

• O carro mais rápido produzido em série é o modelo McLaren F1. No dia 31 de março de 1998, na Alemanha, o inglês Andy Wallace atingiu a velocidade de 386,7 quilômetros por hora.