GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que aconteceria se o Sol se apagasse de repente?

Sem o Sol, a Terra não seria mais do que uma bola gelada, sem nuvens e com cada vez menos água líquida.

Para começar, isso não pode acontecer assim, de uma hora para outra. Os astrônomos calculam que só daqui a cerca de 7,5 bilhões de anos o Sol começará a morrer. Ele sofrerá uma grande explosão e dará origem uma estrela menor, que continuará a brilhar tenuemente.

Mas, supondo que isso acontecesse, os efeitos da escuridão repentina seriam catastróficos. “A espécie humana estaria condenada, embora pudesse até resistir por alguns anos, dependendo da quantidade de energia que fosse capaz de produzir artificialmente”, estima o biólogo José Mariano Amabis, da Universidade de São Paulo (USP).

Os primeiros a morrer seriam os vegetais, que precisam de luz para fazer fotossíntese. Depois, sem comida, iriam para o beleléu os animais herbívoros. “O cenário seria semelhante ao que causou a extinção dos dinossauros”, avalia o pesquisador. Ele se refere à hipótese de que os répteis morreram depois da queda de um asteróide que levantou uma nuvem de poeira, bloqueando a luz solar por meses.

Outro problema grave seria o resfriamento do planeta. “O vapor da atmosfera viraria gelo, interrompendo o ciclo da água”, afirma o físico José Vanderlei Martins, também da USP. Sem H2O líquido, é muito difícil imaginar que alguém conseguisse sobreviver.

Lar, gelado lar

Este poderia ser o aspecto da Terra se o Sol apagasse.

– Sementes muito resistentes até poderiam sobreviver, mas nunca brotariam.

– A água em forma de vapor condensaria, deixando o céu limpo de nuvens. Em pouco tempo, rios e mares congelariam.

– A escuridão tomaria conta. Seria muito mais fácil ver as estrelas, já que nem mesmo a Lua, que é iluminada pelo Sol, daria as caras.

– Combustíveis estocados no subsolo gerariam energia, mas não durariam para sempre. Economizar seria a palavra de ordem.