GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Spore: agora você é Deus

A evolução das espécies está nas suas mãos. Chegou Spore, o jogo mais aguardado dos últimos anos

Texto Pedro Burgos

Você começa o jogo como um micróbio e vai evoluindo até que seus descentes se transformem numa espécie superinteligente, capaz de explorar todos os cantos da galáxia. Essa é a essência de Spore, uma das maiores superproduções da história dos games de computador, que demorou 5 anos para ser produzido. Mas dizer isso é pouco. Esse game junta o que tem de melhor nos outros jogos de estratégia. E coloca o jogador no comando de um jeito inédito. Em Spore você não apenas gerencia seu império mas também vê as cidades em todos os detalhes. Não só monta tropas como controla os movimentos de cada um dos soldados. Desenhando a armadura, inclusive. Tudo isso não é para menos: Spore é o projeto mais ambicioso do britânico Will Wright, que tem as credenciais de ter criado dois jogos que mudaram a indústria dos jogos eletrônicos. Foi ele quem bolou sozinho há quase 20 anos o SimCity, deixando os jogadores como prefeitos superpoderosos de uma cidade, e mais recentemente fez The Sims, o jogo mais vendido de todos os tempos, em que você comanda pessoas. Spore de uma certa forma tenta juntar os dois conceitos. E, mais do que isso, busca agradar os jogadores casuais. No nível fácil de dificuldade dá para jogar de maneira bem descompromissada, montando bichos absurdos e testando suas possibilidades de sobrevivência e de evolução. Tipo: uma criatura herbívora que dança e canta para fazer amizade teria mais ou menos chances que um predador de dentes afiados, veneno e espinhos? Jogue e verá.

Assim caminha a monstruosidade

Você começa como micróbio e, se for competente, acaba como Darth Vader

1. Faça-se a luz

Um cometa se choca contra um planeta e… surpresa: surge o milagre da vida em Spore. Você começa o jogo como um projeto de verme na sopa primordial, o caldo marinho onde apareceram as primeiras células, há 4 bilhões de anos.

2. Lei do mais forte

Depois de escapar dos vermes inimigos e comer bastante nutrientes, você ganha o direito de partir para a fase seguinte da evolução e desenhar seu corpo do zero. Se o seu animal for bem-sucedido, ele vai ficar cada vez mais esperto.

3. Civilização

Os bichos mais inteligentes conseguem formar tribos, depois cidades. Aí é hora de conquistar o mundo. Mais: toda vez que você inicia o jogo, ele busca criaturas e prédios criados por outros jogadores para povoar os cenários.

4. Star Wars

Depois de crescer e aparecer no planeta, sua civilização pode construir uma nave espacial. Só aí dá para ver o tamanho real do jogo. Há incontáveis planetas, cada um com paisagens diferentes. E muitos são cheios de vida… Hora de conquistá-los.