Tecido inteligente já vem com ar-condicionado
Pesquisadores já descobriram como fazer as roupas resfriarem quem as veste e a temperatura pode ser regulada pelo celular.
Sabe aquele sol a pino de meio-dia? Aqueles 40 graus queimando seu corpo em pleno verão? Em breve, não te afetarão mais. Na Finlândia, um centro de pesquisas tecnológicas desenvolveu um tecido inteligente, que pode resfriar quem se veste com ele.
A roupa serve para os mais friorentos também – você não precisa virar picolé dentro do novo look. A temperatura pode ser regulada por um aplicativo no seu celular. Se você preferir, naqueles dias de frio, também dá para esquentar o tecido.
E, se você pensa que essa tecnologia vai ser desenvolvida de forma artesanal, para pouquíssimos sortudos (e não para nós, reles mortais de um país tropical), se enganou. A grande vantagem é que os pesquisadores descobriram como produzir esse tecido em larga escala e a baixo custo.
A ideia é a seguinte: um líquido frio ou quente é bombeado por vários canais microscópicos, formando uma película plástica “recheada” com esse líquido. Esse tecido pode apresentar diferentes texturas, podendo ser macio e elástico ou até mesmo duro como um cartão de crédito.
Agora que os pesquisadores já descobriram como fabricar esse tecido em grandes quantidades, o próximo passo é desenvolver roupas – chamadas de funcionais – que possam ser usadas por atletas e ao livre. Cosméticos também podem ser fabricados com a tecnologia.
Leia também:
Designer projeta tecido feito por bactérias do corpo humano
Como a caça às bruxas começou — e por que demorou séculos para acabar
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Já imaginou uma cidade sem o SUS?
Pacífico Licutan: o africano muçulmano que quase tomou Salvador no século 19
Como funciona o reconhecimento facial – e quais os dilemas por trás dele







