Vá a Marte sem sair da Terra
Ir para a praia? Sítio? Passar o Ano-Novo em Paris? Existem coisas muito mais interessantes para fazer durante as férias
Marcela Chartier
O planeta vermelho é logo ali
Visite o Marscape, um ambiente que a Nasa criou para simular o terreno do planeta vermelho – e testar seus robozinhos antes de enviá-los a Marte. O lugar, que fica na Califórnia e tem 3 mil m2, imita as crateras e os vulcões da superfície marciana.
Mais informações – www.jpl.nasa.gov/pso/pt.cfm
Fale com macacos superdotados
A reserva Great Ape Trust, em Iowa (EUA), é o lar de 13 bonobos e orangotangos que estão entre os mais inteligentes do mundo: eles conseguem usar um computador, reconhecem 400 símbolos, e até entendem algumas palavras. A entrada custa US$ 50.
Mais informações – www.greatapetrust.org
Confira um tsunami de perto
Ok, é um mini-tsunami. Mas vale mesmo assim. A Universidade do Oregon criou um simulador que produz ondas de até 50 metros de comprimento – que depois são liberadas contra maquetes, para reproduzir em escala reduzida e estudar o efeito de um tsunami real.
Mais informações – www.wave.oregonstate.edu
Visite um cemitério congelado
A Alcor Life Extension Foundation, no Arizona (EUA), mantém congeladas 88 pessoas: elas estão dentro de tanques de nitrogênio líquido, a 196 graus abaixo de zero, para que possam ser ressuscitadas no futuro – se um dia a medicina descobrir como fazer isso.
Mais informações – www.alcor.org
Veja o efeito estufa em ação
A Terra está ficando mais quente, as geleiras estão derretendo, coisas terríveis podem acontecer… Tudo isso você já leu. Mas agora dá pra ver na prática: por US$ 8 mil, você pode participar de uma expedição que vai até a Antártida medir os efeitos do aquecimento global.
Mais informações – www.abercrombiekent.com