Assim como os humanos, os polvos apresentam diferentes níveis de atividade enquanto dormem. Os animais mudam de cor na fase mais ativa, sugerindo uma experiência semelhante ao sonho. Veja o vídeo.
Alguns aventureiro noturnos acordam descansados, outros não – tudo depende da duração e frequência dos episódios.
Na fase REM do sono, voluntários ouviram perguntas diversas, que deveriam responder com movimentos faciais. Uma parte pequena das respostas estava correta.
Esse foi o resultado de um estudo que analisou o sono de voluntários com diferentes graus de acesso à rede elétrica. Mas os pesquisadores não sugerem um mecanismo fisiológico subjacente – e algum ceticismo cerca a conclusão. Entenda.
Seu cérebro é um lugar diferente à noite: Sidarta Ribeiro narra a longa jornada da humanidade com o sono e sonhos, que passa por dinossauros, povos caçadores-coletores, profecias gregas, Freud e a neurociência contempoânea.
Os dados de 100 mil pessoas foram coletados por um aplicativo de monitoramento de sono. Os países com maiores taxas de isolamento também ganharam mais tempo na cama.
Cada vez mais brasileiros estão tomando esses medicamentos. Mas nenhum deles é totalmente seguro e eficaz. Entenda por que a indústria farmacêutica não consegue vencer a guerra contra a insônia – um mal que aflige 70% das pessoas.
Uns possuem estruturas complexas, enquanto outros são curtos e aleatórios. Pesquisadores brasileiros usaram um método computacional para analisar diferentes tipos de sonhos.
Estudo descobriu que "faxina" cerebral fica desregulada quando o sono é insuficiente, levando células saudáveis no processo.
As pessoas estão dormindo mais durante o isolamento, mas o estresse e a frustração causados pela pandemia superam os benefícios do sono mais longo.
Anda sonhando muito? Tendo pesadelos? Calma que você não é o único – e a culpa é do coronavírus.
Parece contraditório, mas ficar somente dentro de casa pode ser mais exaustivo do que parece. Descubra algumas dicas para evitar a exaustão.
Desde pesadelos com a cura até histórias de amor impossíveis. Saiba o que tem tornado as noites de sono tão emocionantes em tempos de pandemia.
Fica a dica: valorize a hora de dormir.
As duas coisas parecem estar completamente opostas, mas funciona.
Uma série de três estudos encontrou genes que tornam seus possuidores imunes aos efeitos de uma noite mal dormida – como déficit de concentração e exaustão.
Uma série de três estudos encontrou genes que tornam seus possuidores imunes aos efeitos de uma noite mal dormida – como déficit de concentração e exaustão.
E pode ser graças a uma mutação ligada ao cérebro que aquele seu amigo pilhado precisa de menos de 6 horas de sono.
A resposta é curtinha. Não dá tempo de pegar no sono lendo.