Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Publicidade

Tudo sobre sono

Em estudo com camundongos, o fluxo sanguíneo cerebral, importante para fornecer oxigênio e nutrientes, aumentou durante essa fase do sono, em que acontecem os sonhos.
Pesquisadores analisaram dados de 840 mil pessoas para entender como as predisposições genéticas e os padrões de sono influenciam na saúde mental.
Em experiência de laboratório nos EUA, alguns indivíduos foram capazes de ouvir comandos e fazer contas simples.
Assim como os humanos, os polvos apresentam diferentes níveis de atividade enquanto dormem. Os animais mudam de cor na fase mais ativa, sugerindo uma experiência semelhante ao sonho. Veja o vídeo.
Alguns aventureiro noturnos acordam descansados, outros não – tudo depende da duração e frequência dos episódios.
Pesquisadores entraram nos sonhos de pessoas para interagir
Ciência

Cientistas criam técnica para se comunicar com pessoas em sonhos lúcidos

Por Carolina Fioratti Atualizado em 23 fev 2021, 16h36 - Publicado em 23 fev 2021, 16h30
Na fase REM do sono, voluntários ouviram perguntas diversas, que deveriam responder com movimentos faciais. Uma parte pequena das respostas estava correta.
Esse foi o resultado de um estudo que analisou o sono de voluntários com diferentes graus de acesso à rede elétrica. Mas os pesquisadores não sugerem um mecanismo fisiológico subjacente – e algum ceticismo cerca a conclusão. Entenda.
livro-Ribeiro-SITE
Ciência

Livro da Semana: “O Oráculo da Noite”, de Sidarta Ribeiro

Por Bruno Vaiano Atualizado em 15 jan 2021, 18h11 - Publicado em 14 jan 2021, 10h30
Seu cérebro é um lugar diferente à noite: Sidarta Ribeiro narra a longa jornada da humanidade com o sono e sonhos, que passa por dinossauros, povos caçadores-coletores, profecias gregas, Freud e a neurociência contempoânea.
Os dados de 100 mil pessoas foram coletados por um aplicativo de monitoramento de sono. Os países com maiores taxas de isolamento também ganharam mais tempo na cama.
SI_422_aquimicadosono_thumbnail
Saúde

Os perigos dos remédios para dormir

Por Bruno Garattoni e Eduardo Szklarz Atualizado em 4 ago 2021, 10h15 - Publicado em 18 dez 2020, 07h51
Cada vez mais brasileiros estão tomando esses medicamentos. Mas nenhum deles é totalmente seguro e eficaz. Entenda por que a indústria farmacêutica não consegue vencer a guerra contra a insônia – um mal que aflige 70% das pessoas.
Uns possuem estruturas complexas, enquanto outros são curtos e aleatórios. Pesquisadores brasileiros usaram um método computacional para analisar diferentes tipos de sonhos.
Quando não dormimos o suficiente, nosso cérebro começa a comer a si próprio
Saúde

Quando não dormimos o suficiente, nosso cérebro começa a “comer” a si próprio

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 27 ago 2020, 20h51 - Publicado em 19 ago 2020, 18h33
Estudo descobriu que "faxina" cerebral fica desregulada quando o sono é insuficiente, levando células saudáveis no processo.
As pessoas estão dormindo mais durante o isolamento, mas o estresse e a frustração causados pela pandemia superam os benefícios do sono mais longo.
Anda sonhando muito? Tendo pesadelos? Calma que você não é o único – e a culpa é do coronavírus.
Parece contraditório, mas ficar somente dentro de casa pode ser mais exaustivo do que parece. Descubra algumas dicas para evitar a exaustão.
Desde pesadelos com a cura até histórias de amor impossíveis. Saiba o que tem tornado as noites de sono tão emocionantes em tempos de pandemia.
As duas coisas parecem estar completamente opostas, mas funciona.
Uma série de três estudos encontrou genes que tornam seus possuidores imunes aos efeitos de uma noite mal dormida – como déficit de concentração e exaustão.
Publicidade