Clique e assine a partir de 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Por que a língua do chow-chow é azul?

Por Alexandre Versignassi - Atualizado em 13 fev 2020, 14h07 - Publicado em 25 fev 2019, 13h13

Culpa da melanina. Ela é a responsável por fazer com que as células do nosso organismo (e dos cachorrinhos) adquira uma coloração mais escura, dando maior proteção contra os raios UV, por exemplo.

No caso dos chow-chows, há uma variação genética que fez com que eles tivessem a língua com mais melanina. Como as células dessa parte do corpo são rosadas, o resultado é uma coloração próxima do azul escuro e do roxo.

Além dos chow-chow, outras raças de origem chinesa, como o akita e o sharpei, também possuem uma pré-disposição genética para ter mais melanina na língua. O que aconteceu foi o seguinte: antigamente, cães com essa característica eram considerados mais “puros”, então sua linhagem foi favorecida. É muito raro, hoje em dia, encontrar um chow-chow sem a língua escura.

Isso está relacionado com a explicação mitológica para a língua azul. Na China, contava-se que, durante a criação do mundo, o céu foi pintado de azul. No processo, um pouco de tinta caiu na Terra, e os cães que a lamberam tornaram-se sagrados.

Continua após a publicidade

Mas se o seu pet não é de nenhuma dessas raças e, mesmo assim, estiver com essa coloração de língua, cuidado: isso pode ser um sinal de falta de oxigenação, relacionado a algum problema cardíaco ou respiratório. Para detectar problemas no tipo no chow-chow, é preciso ficar ainda mais atento e realizar exames mais específicos.

Fonte: Aline Zoppa, médica veterinária e professora de cirurgia da Universidade Anhembi Morumbi.

Publicidade