Qual é a origem do nome do Rio de Janeiro? Há um rio cujo nome é Janeiro?
Leandro Guimarães, Niterói, RJ
Não existe nenhum rio chamado Janeiro no município de São Sebastião do Rio de Janeiro. Aliás, o nome completo da capital fluminense homenageia o santo homônimo do imperador Dom Sebastião, que governava Portugal quando a cidade foi fundada oficialmente, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá. Para completar o combo, São Sebastião também é o santo padroeiro local.
Sobre o “sobrenome” Rio de Janeiro, a história é a seguinte: pela história oficial, quando os portugueses aportaram na Baía de Guanabara, no primeiro dia de 1502, acharam se tratar de um grande rio. Por causa da data e do equívoco hidrográfico, teriam nomeado todo o entorno de Rio de Janeiro – mas há controvérsias, já que navegadores tão experientes dificilmente confundiriam uma baía com um rio.
Já naquele tempo, porém, os índios temiminós chamavam a região de guanabara (“seio do mar”), baía arredondada e abundante em pesca. Outra nomenclatura ancestral, que veio antes da colonização europeia, designava uma das aldeias tupinambás, povo que era maioria na região à época. Eram os chamados “cariocas”, termo que até hoje distingue os nativos da capital dos demais fluminenses.
Fonte: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro